BRIZOLA E ARRAES DEPÕEM SOBRE MORTE DE JANGO

25/04/2001 - 10:27  

Às 16h30, a Comissão Externa que investiga a morte de João Goulart recebe os ex-governadores Leonel Brizola e Miguel Arraes e o deputado Neiva Moreira (PDT-MA). Os deputados suspeitam que Jango tenha sido envenenado e pretendem votar requerimento para que o corpo do ex-presidente seja exumado.
Brizola, Arraes e Neiva Moreira foram convidados, a pedido do deputado Jorge Pinheiro (PMDB-DF), para prestar esclarecimentos sobre as circunstâncias que envolveram a morte do ex-presidente, ocorrida em 6 de dezembro de 1976, na Argentina.
"Nós queremos a confirmação do Leonel Brizola de que ele teria sido informado que o presidente seria assassinado na Argentina. Miguel Arraes, que na época trabalhava numa espécie de centro de informação, pode ajudar a esclarecer tudo aquilo que acontecia dentro dos governos militares na época, em relação aos exilados. Ele várias vezes avisou o Leonel Brizola e o João Goulart que havia um complô para que eles fossem assassinados"..
O deputado Neiva Moreira disse que vai transmitir à Comissão as informações que obteve de fontes diplomáticas em Buenos Aires de que o presidente João Goulart estava em uma lista de pessoas que deveriam ser assassinadas.
A Comissão aprovou, na última reunião, requerimento do deputado Luiz Carlos Heinze (PPB-RS), solicitando ao Itamaraty as fichas médicas de Jango existentes em hospitais e clínicas na frança, Argentina e Uruguai.
A audiência será no plenário 8.

Por Márcia Schmidt/CQ

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 318.8473/318.7423
Fax. (61) 318.2390
agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.