20/03/2019 - 19h27

Frente ambientalista alerta para importância de cuidados com a água

Falta de saneamento básico e práticas agrícolas poluidoras estão entre as principais queixas dos deputados

Will Shutter/Câmara dos Deputados
Café da manhã em comemoração ao Dia Mundial da Água. Dep. Alessandro Molon (PSB - RJ)
Alessandro Molon: água esta sendo muito malcuidada no Brasil

A Frente Parlamentar Ambientalista alerta para falta de cuidado com a água no País. Entre as críticas dos deputados, estão a falta de saneamento básico e práticas poluidoras utilizadas na agricultura. A frente realizou encontro na Câmara nesta quarta-feira (20) para comemorar o Dia Mundial da Água. O coordenador do grupo, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), destacou a importância do tema.

"Queremos chamar a atenção da Câmara dos Deputados, do Congresso Nacional e do Brasil para a importância de protegermos esse bem fundamental para a vida que é a água. Ela está sendo muito malcuidada no Brasil, por falta de saneamento básico, por uma série de práticas, mesmo na agricultura, que não protegem a água”, afirmou.

No Brasil, a agricultura representa cerca de 72% do total do consumo de água, segundo relatório publicado pela Agência Nacional das Águas. E, de acordo com a ONU Brasil, menos de 40% da população brasileira tem acesso ao saneamento básico.

Molon defendeu a aprovação de políticas públicas para a valorização desse recurso natural. "Estimular, por exemplo, o tratamento de resíduos sólidos e políticas de saneamento nas cidades que evitem que os nossos rios se tornem depósitos de lixo".

Lei do Mar
O deputado informou que o próximo passo da frente parlamentar será aprovar a Lei do Mar (PL 6969/13). A proposta institui uma Política Nacional para a Conservação e o Uso Sustentável do Bioma Marinho Brasileiro, com instrumentos para uma melhor exploração dos recursos marinhos, em conjunto com a conservação da sua biodiversidade.

Ouça essa matéria na Rádio Câmara

"A nossa expectativa é de que aprovemos na Câmara ainda no primeiro semestre para que siga ao Senado esse projeto de lei que vai dar uma proteção maior para esse bioma muito esquecido e cada vez mais sujo e poluído que é o mar. É preciso recuperá-lo e protegê-lo para as futuras gerações".

Fórum
O Brasil sediou, no ano passado, a maior edição do Fórum Mundial da Água, que reuniu mais de 120 mil pessoas de 172 países para discutir o uso de recursos hídricos no Brasil e no mundo.

O Dia Mundial da Água é celebrado no dia 22 de março. Neste ano, o tema a ser destacado é "Água para todos", uma adaptação da principal promessa da Agenda de 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas: "no progresso, todos devem ser beneficiados".

Íntegra da proposta:

Reportagem – Nicole Mattiello
Edição – Geórgia Moraes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



Comentários

alentado | 25/03/2019 - 16h04
a qualidade da água da birro na pele asia e histórico de gastrite e consumerismo de garrafão tem que ser validada na empresa e disponibilizar detector devido concentração de atividade local sem inovação social
alentado | 25/03/2019 - 15h59
mapeamento da calamidade e valorização do estabelecido em correspondência comunitária