Meio ambiente e energia

Projeto proíbe abate de cavalos e jumentos

08/01/2014 - 18:44  

A Câmara analisa um projeto de lei que proíbe o abate de equinos, equídeos, mulas e jumentos em todo o território nacional (PL 5949/13).

Gilmar Felix / Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. Ricardo Izar (PP-SP)
Izar: Fazer do descarte de animais abandonados um negócio repugna e constrange toda a sociedade

“Não existe criação de cavalos como atividade pecuária no Brasil para processamento de sua carne ao consumo humano. Seu abate é feito em decorrência do consumo externo dessa carne ou para o descarte de animais”, afirma o autor da proposta, deputado Ricardo Izar (PP-SP).

Segundo o parlamentar, apesar da existência de dispositivos constitucionais garantindo o livre exercício de qualquer profissão e o direito de propriedade, não se pode ignorar que a Constituição também protege os animais enquanto seres sensíveis.

“Ainda que se possa alegar a existência de um conflito aparente de normas, há que se dizer que o valor referente à vida de qualquer ser senciente deve sempre preponderar”, afirma Izar.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.  

Reportagem – Natalia Doederlein
Edição - Rosalva Nunes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5949/2013

Íntegra da proposta