Educação, cultura e esportes

Atuação de atletas transgêneros é tema de novo debate hoje

Nova audiência ouvirá uma atleta transgênero, advogados, ativistas e o pai de uma esportista transexual

25/06/2019 - 09:00  

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados volta a discutir hoje a atuação de atletas transgêneros.

Algumas atletas reclamam do desempenho de Tifanny Abreu, do Sesi-Bauru, na Superliga feminina de vôlei. Tifanny, que iniciou a carreira no masculino, fez a transição de gênero a partir de 2012 e hoje disputa partidas pelo time feminino da Confederação Brasileira de Vôlei.

No início do mês passado, o doutorando em educação física Rafael Marques, ouvido pela comissão, minimizou a suposta vantagem corporal das atletas transgênero em competições de mulheres.

Debatedores
Entre os convidados para esse segundo debate está a atleta Tifanny Abreu. Além dela, foram convidados, entre outros,  o advogado esportivo Marcelo Franklin; o ativista de Direitos Humanos, graduado em Educação Física, Leonardo Luiz da Cruz Lima; e o farmacêutico, pai e técnico da atleta transexual Maria Joaquina Cavalcanti, Gustavo Uchoa Cavalcanti.

Confira a lista completa de convidados

Projetos
Futuramente a comissão terá que analisar três projetos de lei que estabelecem o sexo biológico como único critério para a definição do gênero em competições esportivas oficiais no Brasil: PLs 2200/19, 2596/19 e 2639/19). 

Participação popular
A audiência será realizada a partir das 14h30, no plenário 6. Os interessados poderão acompanhar o debate pela internet. Clique no banner abaixo e participe, enviando perguntas, críticas e sugestões aos convidados.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.