Educação, cultura e esportes

CCJ aprova criação da Universidade Federal do Norte do Tocantins

A proposta tramitou em caráter conclusivo e será enviada para o Senado, a menos que haja recurso para que seja analisada pelo Plenário da Câmara

29/11/2018 - 11:48  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Sessão extraordinária para discussão de diversos projetos. Dep. Fábio Trad ( PSD - MS)
O relator, deputado Fábio Trad, apresentou parecer favorável à proposta

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou proposta que cria a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), por desmembramento de campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A nova universidade, conforme o projeto, terá sede e foro no município de Araguaína (TO) e abrangerá a microrregião do Bico do Papagaio e entorno.

A proposta tramitou em caráter conclusivo e será enviada para o Senado, a menos que haja recurso para que seja analisada pelo Plenário da Câmara.

O texto original do Executivo – Projeto de Lei 5274/16 – estabelece que os atuais campi de Araguaína e Tocantinópolis passarão a integrar a UFNT. Durante análise na Comissão de Educação, foi aprovada emenda que prevê também a criação dos campi de Xambioá e Guaraí.

Como a proposta gera despesa de caráter obrigatório e continuado por um período superior a dois exercícios, a Comissão de Finanças e Tributação aprovou emenda estabelecendo que a criação dos cargos e funções fica condicionada à expressa autorização da lei orçamentária anual.

Em 2016, o governo estimou que o custo mensal para a implantação da UFNT seria de R$ 893 mil, ao passo que o custo anual totalizaria R$ 11,9 milhões.

O relator na CCJ, deputado Fábio Trad (PSD-MS), apresentou parecer favorável. Para ele, não há qualquer vício de constitucionalidade, juridicidade ou técnica legislativa nem no projeto original nem nas emendas aprovadas em comissões anteriores.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5274/2016

Íntegra da proposta