Premiação

Prazo para indicações ao Prêmio Carlota Pereira de Queiroz continua aberto

Premiação homenageia mulheres que tenham contribuído para a cidadania, os direitos da mulher e questões de gênero. A entrega dos prêmios será em sessão solene marcada para 17 de outubro

12/06/2019 - 17:07  

A Câmara dos Deputados, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, realiza, este ano, a nona edição do diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós. A indicação dos nomes das candidatas ao prêmio, feita por deputados federais da legislatura atual, vai até o dia 8 de agosto.

A documentação da indicação da candidata, acompanhada do respectivo curriculum vitae e de justificativa, deve ser entregue na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados, localizada no Anexo II, sala 150, Ala B, pavimento superior, das 8 às 19 horas.

A iniciativa tem o propósito de homenagear as mulheres cujos trabalhos ou ações tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e questões do gênero no Brasil. A lista das indicadas será divulgada no dia 9 de agosto. Já a entrega do prêmio está marcada para o dia 17 de outubro, às 9 horas, em sessão solene.

Perfil

Carlota Pereira de Queirós nasceu na cidade de São Paulo, em 1892. Médica, escritora, pedagoga e política, Carlota Pereira foi a primeira mulher brasileira a votar e ser eleita deputada federal. Ela participou dos trabalhos na Assembleia Nacional Constituinte, entre 1934 e 1935. Seu mandato foi em defesa da mulher e das crianças, trabalhava por melhorias educacionais que contemplassem tratamento mais adequado das mulheres. Além disso, publicou uma série de trabalhos em defesa da mulher brasileira.

Mais informações podem ser obtidas pelos ramais 6-6961 e 6-6967 ou pelo e-mail cmulher.decom@camara.leg.br .

Serviço:

Indicações: até 8/8, das 8h às 19h, na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher

Divulgação das indicadas: 9/8

Entrega do Prêmio: 17/10, às 9h, em sessão solene

Editar Editar modelo Selecionar conteúdo