Meio ambiente

Projeto da Câmara incentiva descarte correto de materiais dos gabinetes

A ação faz parte do respeito da Casa legislativa aos princípios de sustentabilidade

29/01/2019 - 10:05  

Pela quarta vez, a Câmara dos Deputados pôs em prática o Projeto de Sustentabilidade na Mudança de Legislatura. A ação, conhecida como SuMuLeg, visa incentivar o reaproveitamento e o descarte correto de materiais que não são mais utilizados pelos gabinetes parlamentares ao final da legislatura.

Dentre os benefícios do projeto estão a redução do passivo ambiental deixado pelos gabinetes; a inclusão social dos catadores que recebem os materiais recicláveis, livros e revistas; o aumento da vida útil de diversos objetos e também a redução da demanda por matérias-primas.

Materiais doados como pastas, caixas, carimbos, elásticos, clipes, etiquetas e envelopes são reaproveitados em outros gabinetes ou setores da Câmara ou entregues para cooperativas de reciclagem.

Resultados da 3ª edição

Na passagem para a legislatura atual, entre 2014 e 2015, o SuMuLeg recebeu 276,96 metros lineares de livros e revistas, 26.900 unidades de pastas brancas com brasão, 529.098 envelopes, entre outros materiais.

Ação ambiental

O SuMuLeg atende às diretrizes da Gestão Estratégica da Câmara dos Deputados que buscam promover ações para coibir o mau uso dos recursos públicos, aperfeiçoar práticas de cidadania no âmbito interno e melhorar a eficiência administrativa. A Casa busca incorporar os princípios de sustentabilidade em suas próprias atividades administrativas e operacionais. Para isso, criou, em 2003, o Comitê de Gestão Socioambiental – EcoCâmara.

Junto com o Senado Federal e o Tribunal de Contas da União, a Câmara prepara a implementação do Plano de Logística Sustentável de referência (PLS). Trata-se de uma ferramenta de planejamento que permite ao órgão ou entidade estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização dos gastos e processos na Administração Pública, sob os aspectos ambiental, social e econômico. O objetivo é disseminar a expertise das três instituições federais, disponibilizando a metodologia do PLS para as câmaras municipais e assembleias legislativas do Brasil, a fim de criar a Rede Nacional de Sustentabilidade no Legislativo.

Saiba mais sobre as ações ambientais desenvolvidas pela Câmara dos Deputados na página do EcoCâmara.