Institucional

Cedes define novos estudos estratégicos para o biênio 2019/2020

Os novos estudos abrangem as áreas de energia, educação, dívida pública, saúde, questão indígena e cidades inteligentes.

12/06/2019 - 09:35  

 
O Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados aprovou no último dia 11 os novos temas de estudos nas áreas de energia, educação, dívida pública, saúde, questão indígena e cidades inteligentes, para o biênio 2019/2020. As propostas foram apresentadas por integrantes do órgão.

Confira os estudos aprovados:

1- Energia
O objetivo do estudo proposto pelo presidente do Cedes, deputado José Priante (MDB/PA), é analisar o custo da tarifa de energia elétrica no Brasil e as razões da disparidade das tarifas aplicadas em cada Estado.

2- Educação
O estudo sobre educação foi sugerido pelos deputados Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), Maria Rosas (PRB-SP), Angela Amin (PP-SC) e Idilvan Alencar (PDT-CE) e vai abranger vários assuntos como causas e consequências da evasão escolar; formação, carreira e remuneração de professores; e a participação da sociedade na educação.

3- Dívida pública
A finalidade do trabalho proposto pelos deputados Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) e Dênis Bezerra (PSB-CE) é atualizar um estudo feito pelo Cedes em 2005 que faz um diagnóstico sobre a evolução do endividamento público no Brasil.

4- Saúde
A sugestão apresentada pelo deputado Luiz Ovando (PSL-MS) tem por finalidade debater formas de valorização do médico clínico no atendimento básico de saúde no Brasil e o impacto que o credenciamento de especialistas de fora do SUS poderia ter no atendimento, a fim de torná-lo mais ágil.

5- Cidades Inteligentes
O estudo proposto pelos deputados Francisco Jr. (PSD-GO) e Haroldo Cathedral (PSD-RR) vai debater o uso de novas tecnologias para melhorar a qualidade de vida das pessoas nos grandes centros urbanos. A deputada Angela Amin (PP-SC) propôs agregar ao trabalho a discussão sobre como incluir a educação do Brasil na chamada Sociedade 4.0, que surge a partir dos avanços da tecnologia.

6- A questão indígena no Brasil
Apresentado pelo deputado General Peternelli (PSL-SP), o trabalho visa buscar soluções para que os próprios índios possam explorar suas terras por meio de atividades como agronegócio, mineração, ecoturismo, entre outros.