Texto Base da Consultoria Legislativa

 

DIRETORIA LEGISLATIVA
CONSULTORIA LEGISLATIVA
ASSUNTO: NOVA COMPOSIÇÃO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

 

CONSULTORA: Ana Luiza Backes

DATA: 11 de fevereiro de 2011

Câmara dos Deputados – Composição da 54ª Legislatura (2011-2015)

 

A NOVA COMPOSIÇÃO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS (2ª Edição)

 

Em 1º de fevereiro de 2011 os deputados federais eleitos em 2010 tomaram posse em Brasília, iniciando a 54ª Legislatura. 

 

Neste Fique por dentro você saberá um pouco mais sobre eles: quem foram os eleitos, quantos partidos serão representados na Casa, quantas mulheres, quantos negros, quantos empresários, quantos sindicalistas, e outros dados sobre os novos representantes do povo brasileiro (https://www2.camara.gov.br/documentos-e-pesquisa/fiquePorDentro/temas/nova_composicao_cd).

 

Vale lembrar que a nominata de Deputados varia ao longo do tempo, desde o momento da eleição até o fim da Legislatura. Ocorrem mudanças, motivadas, entre outras, pelas seguintes causas:

a) decisões judiciais que afetam o resultado das eleições, mudando os eleitos (nas últimas eleições houve algumas mudanças em função da aplicação da lei da Ficha Limpa);

b) afastamento de alguns parlamentares para assumirem cargos nos governos estaduais e municipais;

c) licença para tratamento de saúde ou outras desse tipo.

 

Assim, entre a eleição e a posse, acontecem mudanças que levam a pequenas discrepâncias numéricas nos dados aqui apresentados (quanto ao número de mulheres eleitas, por exemplo, alguns textos se referem à 44, outros a 45, outros a 46, dependendo do momento no qual foram escritos).

 

O leitor encontrará outras diferenças nas taxas de renovação parlamentar que são apresentadas nos diversos textos (aparecem valores variados, oscilando entre 43 e 46%). Esta taxa varia conforme o critério que se adote para sua aferição: o DIAP, por exemplo, considera reeleito o parlamentar que concorre no cargo, ou seja, que estava no cargo no momento da eleição. A Secretaria-Geral da Mesa da Câmara, na tabela apresentada neste Fique por Dentro, considera reeleitos os deputados que exerceram mandato durante a 53ª Legislatura, enquanto o texto da Agência Câmara prefere tomar por base o resultado da eleição anterior, sem considerar as variações posteriores.

 

 

Relação nominal dos empossados por partido  

Relação nominal dos empossados por unidade federativa  

Relação nominal dos empossados por ordem alfabética

Bancada na Câmara (Tabela dos Partidos)

 

 

Ana Luiza Backes

Consultora Legislativa

 

 

Material atualizado até a data da publicação (11/02/2011).