Jovens ocupam a Câmara

29/01/2014 13h04

Mais de mil jovens maçons visitaram o Congresso no último fim de semana. Na próxima sexta-feira (21) é a vez de 1,5 mil escoteiros

Na próxima sexta-feira (21), 1,5 mil jovens, entre escoteiros de todo o Brasil e países convidados, além de alunos de escolas públicas do Distrito Federal, vão conhecer de perto os espaços físicos do Congresso Nacional. Eles vão participar do roteiro preparado pelo Serviço de Visitação da Câmara e do Senado, que garante o acesso a locais que a maioria das pessoas só vê nos noticiários da TV, como os Salões Negro, Nobre e Verde, além dos plenários das duas Casas.

Os jovens aproveitam o 3º Jamboree Nacional Escoteiro, uma celebração tradicional do escotismo, que completa 100 anos, para fazer a visita. Entre os propósitos defendidos pelo movimento estão a vivência de práticas democráticas, respeito ao meio ambiente, direitos humanos, enfrentamento de crises sociais, igualdade e fraternidade.

Além de visitar o Congresso Nacional, os escoteiros e alunos das escolas públicas vão ocupar a Praça dos Três Poderes, na tarde de sexta-feira (21), em uma manifestação pela paz. Em ordem, eles vão formar no chão uma gigantesca pomba e vão estender uma colcha de retalhos confeccionada com lenços de grupos escoteiros de todo o país. A atividade será encerada com o toque de 400 tambores elaborados pelos próprios escoteiros durante o encontro.

Maçons visitam a Câmara

No último sábado (15), 1,3 mil jovens maçons também visitaram as dependências da Câmara e do Senado. Uma caravana formada por jovens de 8 e 17 anos, filhos e amigos de maçons de todas as regiões do país, conheceu um pouco do Congresso Nacional. Eles aproveitaram o Encontro Nacional de Ação Paramaçônica Juvenil (APJ) para ver de perto onde são decididas as leis que interferem na vida de cada cidadão.

Eles visitaram os salões Verde, Negro e Nobre, mas o que mais chamou a atenção do grupo foram os plenários. Lá eles receberam explicações sobre o funcionamento da Câmara e do Senado Federal e noções sobre o funcionamento do Legislativo, como a quantidade de deputados e senadores que representam o povo brasileiro.
 
Para José Eduardo Miranda, grão-secretário do Grande Oriente do Distrito Federal, a visitação foi a oportunidade de mostrar aos jovens o que é o Congresso e a importância que ele tem. "São os jovens que daqui a algum tempo estarão tomando as decisões para o nosso país, por isso é importante que todos conheçam e saibam a importância do Congresso Nacional", disse. 

Visitação

A visitação ao Palácio do Congresso Nacional existe desde 1996. Em 2003 e 2004, mais de 200 mil pessoas visitaram a Câmara e, em 2005, o número ultrapassou as 145 mil. Além de informações sobre a arquitetura do prédio e seu acervo artístico, o programa oferece ainda noções básicas sobre o processo de elaboração das leis e o trabalho dos parlamentares.

Durante a visitação, os turistas também recebem folders com informações sobre a Câmara em três idiomas — português, inglês e francês. As visitas à Casa podem ser agendadas pelos telefones 3216-1771 ou 3216-1772 ou ainda pelo correio eletrônico visitas@camara.gov.br.

Horários

Expediente normal:
Todos os dias, de 9h às 16h30

Finais de semana e feriados:
De 9h30 às 17h