Câmara fica aberta no dia da eleição
Turistas e brasilienses poderão visitar normalmente o Palácio do Congresso no domingo, 1º de outubro. Rádio Câmara, TV Câmara, Agência Câmara e Disque-Câmara também trabalham normalmente
Domingo, 1º de outubro, dia das eleições, a Câmara dos Deputados estará aberta para visitação pública. Toda a estrutura já está pronta para receber turistas e brasilienses que queiram ver de perto o lugar onde ocorrem as disputas políticas e são aprovadas as leis do país.
Nas eleições de 2002, o Congresso permaneceu fechado. Mas, de lá para cá, a Câmara tem ficado aberta todos os finais de semana, inclusive Natal e Ano-Novo, a ponto de já fazer parte de todos os roteiros turísticos da cidade. No último feriado de 7 de setembro, por exemplo, mais de 2.400 pessoas visitaram o Congresso Nacional. Os plenários da Câmara e do Senado são os pontos que despertam maior interesse dos turistas.
A diretora da Coordenação de Relações Públicas da Câmara, Silvia Mergulhão, afirma que a proposta é "nunca fechar o Palácio para o povo". "A casa de todos os brasileiros deve permanecer aberta todos os dias do ano", resumiu.
Os serviços de recepção aos visitantes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal trabalham em conjunto. Um único guia orienta a visita de cada grupo de turistas nas duas casas do Legislativo. Além de mostrar as dependências, são feitos esclarecimentos sobre a história do Parlamento, desde sua formação, no período imperial.
Este ano, além dos servidores encarregados do serviço de visitação, os jornalistas dos veículos de comunicação da Câmara também vão trabalhar normalmente na cobertura e transmissão ao vivo das eleições em todo o país. A TV Câmara, a Rádio Câmara, a Agência Câmara e o Disque-Câmara (0800-619-619) vão esclarecer dúvidas dos eleitores e mostrar o que está acontecendo nos estados a partir de 8h.
Visitas
A visitação ao Palácio do Congresso Nacional existe desde 1996. Em 2003 e 2004 mais de 200 mil pessoas visitaram a Câmara e, em 2005, o número ultrapassou os 145 mil. Além de informações sobre a arquitetura do prédio e seu acervo artístico, o programa oferece noções básicas sobre o processo de elaboração das leis e do trabalho dos parlamentares. Durante a visita, os turistas recebem folders com informações sobre a Câmara em três idiomas — português, inglês e francês.
As visitas à Casa podem ser agendadas pelos telefones 3216-1771 ou 3216-1772. As reservas também podem ser feitas pelo e-mail visitas@camara.gov.br.
Horários
Expediente normal:
Todos os dias, de 9h às 16h30
Finais de semana e feriados:
De 9h30 às 17h