Visitação à Câmara registra recorde em julho

29/01/2014 13h04

Cerca de 23 mil visitantes de várias partes do País conheceram o Parlamento brasileiro durante o último mês

A Câmara dos Deputados teve recorde de visitação durante o mês de julho. O Palácio do Congresso Nacional recebeu cerca de 23 mil pessoas, ultrapassando a maior marca anterior, registrada em julho do ano passado, quando 22 mil turistas fizeram visitas. Nesse número não estão contabilizadas as pessoas que freqüentaram a Casa durante o expediente normal para acompanhar as sessões ou a votação de projetos.

No período de férias escolares, vários grupos de visitantes passaram pelo Congresso, como maçons, escoteiros, estudantes, turistas de vários estados brasileiros e de outros países. Essas pessoas tiveram a oportunidade de conhecer os lugares mais freqüentados pelos deputados, como os salões Verde, Negro e Azul, além dos plenários da Câmara e do Senado.

A dona de casa Angela Bosso, de Sorocaba (SP), aproveitou o período de férias dos dois filhos para, junto com eles, conhecer de perto o local onde são votadas as leis brasileiras. "É a primeira vez que eu trago meus filhos para cá. Acho muito importante para eles estar visitando o Congresso, principalmente nessa idade de 14 e 15 anos", afirmou.

Durante as visitas, os turistas recebam orientações de monitores da equipe de relações públicas da Câmara, que dão informações sobre a arquitetura do prédio e as obras de arte que decoram os espaços principais da Câmara. Os visitantes também aprendem noções sobre o processo de elaboração de leis, o funcionamento do Congresso, o trabalho dos deputados e senadores, como eles são eleitos e o que fazem as comissões permanentes e temporárias. A Câmara ainda aproveita a visita institucional para mostrar aos cidadãos como interagir com a instituição por meio dos canais de comunicação abertos com a sociedade, como a Central Interativa de Atendimento ao Público (serviço que atende pelo número 0800 619 619), a TV e a Rádio Câmara e a Ouvidoria.

A chefe do serviço de recepção e turismo da Câmara, Maria Bernadete Albuquerque, diz que os plenários da duas casas são o ponto máximo da visita e objeto da maior curiosidade por parte dos visitantes. De acordo com ela, muitos cidadãos chegam com um senso crítico bem "aguçado", às vezes até com uma postura um tanto agressiva, o que acaba mudando ao longo da visitação. "À medida que a visita transcorre e que o trabalho da instituição vai sendo abordado e esclarecido, percebemos que as pessoas passam a se sentir responsáveis pela composição desse Parlamento e, principalmente, instigadas a acompanhar de perto o trabalho dos seus representantes", explica.

Histórico

A visitação ao Palácio do Congresso Nacional existe desde 1996. Nos últimos três anos, cerca de 345 mil turistas conheceram o Congresso Nacional por meio do Programa Visite o Congresso. Neste ano, de janeiro a junho, foram 74.617 visitantes. Abril foi o mês com mais visitas no primeiro semestre, totalizando 19.148 pessoas.

Para atender também os turistas estrangeiros, o programa distribui folhetos com informações sobre a Câmara em três idiomas: português, inglês e francês. As visitas ao Congresso podem ser feitas durante toda a semana, inclusive nos finais de semana e feriados, e podem ser agendadas pelos telefones 3216-1771 ou 3216-1772, ou ainda pelo correio eletrônico visitas@camara.gov.br.

Horários de visitação

Expediente normal:
Das 9h às 16h30

Finais de semana e feriados:
Das 9h30 às 17h