Grupos agendam visitas à Câmara
Centenas de pessoas aproveitam as férias para conhecer o local onde as leis são elaboradas e aprovadas
O Palácio do Congresso Nacional está incluído no roteiro turístico de Brasília graças, principalmente, ao serviço de visitação pública realizado pela Câmara e pelo Senado. E grupos os mais variados já agendaram visitas à Câmara para o mês de julho. Nesta terça-feira (18), por exemplo, 158 pessoas, entre as quais estudantes de escolas públicas do Distrito Federal, jovens e adultos paranaenses e até cidadãos austríacos, conheceram de perto os salões Negro, Branco, Verde e Azul, além dos plenários das duas casas.
Nesta quarta-feira (19) é a vez de 70 mulheres carentes de uma organização não-governamental da cidade de Ceilândia (DF), 60 professores e alunos vencedores de um concurso do Ministério da Educação e 45 debutantes do Clube do Exército de Brasília. Para quinta-feira (20), a previsão é que 220 crianças evangélicas e 45 militares cariocas vejam de perto as dependências do Congresso Nacional. Na sexta (21), o Congresso será tomado por 1,5 mil escoteiros que participam de um encontro nacional em Brasília e vão fazer uma manifestação pela paz na Praça dos Três Poderes.
No último fim de semana uma caravana de mais de mil jovens maçons conheceu o lugar onde são decididas as leis. Encantados com os plenários, os jovens de 8 a 17 anos receberam noções a respeito dos papéis das duas casas, o funcionamento do Legislativo e a quantidade de deputados e senadores. Monitores da Coordenação de Relações Públicas da Câmara dão ainda informações sobre a arquitetura do prédio e seu acervo artístico, além de noções básicas sobre o processo de elaboração das leis e o trabalho dos parlamentares.
A visitação ao Palácio do Congresso Nacional existe desde 1996. De 2003 a 2005, 345 mil pessoas visitaram a Câmara dos Deputados, 145 mil só no último ano.
Durante a visitação, os turistas também recebem folders com informações sobre a Câmara em três idiomas — português, inglês e francês. Os grupos interessados em conhecer o Congresso podem agendar as visitas pelos telefones (61) 3216-1771 ou 3216-1772 ou ainda pelo correio eletrônico visitas@camara.gov.br.
Horários
Expediente normal:
Todos os dias, de 9h às 16h30
Finais de semana e feriados:
De 9h30 às 17h