VER TV discute o cinema brasileiro na televisão
Programa da TV Câmara que analisa a TV brasileira vai debater por que os filmes nacionais são minoria na programação
Cinema e televisão, um casamento que deveria ser quase perfeito. Mas no Brasil a relação ainda é difícil. A televisão aberta privilegia o cinema estrangeiro. São raros os filmes nacionais transmitidos em horários nobres. O que isso representa para o público, para os cineastas e para a própria cultura nacional?
Essa questão será debatida nesta quinta-feira (9), às 22h30, pelos seguintes convidados: Alfredo Manevy, secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura e professor da Universidade Federal de Santa Catarina; o cineasta Pedro Jorge de Castro, doutor em Comunicação e Artes, professor da Universidade de Brasília por 30 anos e autor de três longas metragens e doze curtas; e o também cineasta Cláudio Assis, que entre outras obras dirigiu o filme "Amarelo Manga" e atuou como diretor de produção do filme "Baile Perfumado".
VER TV é uma realização da TV Câmara e da TV Nacional, com apoio da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. Semanalmente, o VER TV coloca em discussão as funções da televisão, a programação, os avanços tecnológicos e as questões éticas de uma TV de qualidade, comprometida com a cidadania.
Apresentador
Lalo Leal, sociólogo, jornalista, professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, pesquisador na área de políticas da Comunicação, autor dos livros "Atrás das Câmeras - Relação entre Estado, Cultura e Televisão" e "A Melhor TV do Mundo - O modelo britânico de televisão".
EstréiaQuinta-feira, 22h30
Reapresentações
Sexta-feira, às 11h e 16h; sábado, às 2h e 8h; domingo, às 10h e 18h; e quarta, à 0h e 18h.
Programas anteriores podem ser vistos pela Internet:
https://www.camara.gov.br/internet/tvcamara/default.asp?selecao=programas&programa=153
A TV Câmara pode ser sintonizada no canal 27 em UHF no Distrito Federal e nos canais 14 da NET (no DF), 28 da Sky Net, 16 da TECSat, 235 da Direct TV, 67 da TVA (grande São Paulo) e por antena parabólica em todo o País. Na Internet, a TV Câmara pode ser assistida ao vivo pelo endereço www.tv.camara.gov.br.