TV Câmara debate o sensacionalismo na televisão
Especialistas discutem no programa Ver TV desta quinta-feira (07) a tragédia como atração nos programas policiais de televisão
O programa VER TV desta quinta-feira (07), às 22h30, debate o grande espaço que os programas policiais têm ocupado nas redes nacionais de televisão. Esse tipo de programa persiste em várias capitais brasileiras e hoje tem maior destaque nas produções regionais. Na maioria das vezes exploram situações trágicas e humilham minorias como negros e pobres. Qual o limite do sensacionalismo? O que é o chamado "jornalismo verdade"? E como informar a população e ajudar na segurança da sociedade por meio dos programas policiais?
Para discutir essas e outras questões participam do programa a coordenadora do Movimento Nacional dos Direitos Humanos, Rosiana Queiroz; Gérson de Souza, jornalista que atuou como repórter policial no programa Aqui Agora, do SBT; e a professora Elizabeth Rondelli, pesquisadora da área de comunicação e política da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
As discussões no programa serão intermediadas por Lalo Leal. Ele é sociólogo, jornalista, professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), pesquisador na área de políticas da comunicação e autor dos livros "Atrás das Câmeras — Relação entre Estado, Cultura e Televisão" e "A Melhor TV do Mundo — O modelo britânico de televisão".
O VER TV é uma realização da TV Câmara em parceria com a TV Nacional, com apoio da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. A cada semana o programa coloca em discussão as funções da televisão, a programação, os avanços tecnológicos e as questões éticas de uma TV de qualidade, comprometida com a cidadania.
Para acompanhar o programa na TV Câmara, basta sintonizar o canal 27 em UHF no Distrito Federal ou os canais 14 da NET (no DF), 28 da Sky Net, 16 da TECSat, 235 da Direct TV, 67 da TVA (grande São Paulo) e por antena parabólica em todo o país. Outra alternativa é assistir ao vivo pela Internet no endereço eletrônico www.camara.gov.br.
Reapresentações
Sexta-feira, às 11h e 18h; sábado, às 5h e 9h; domingo, às 15h; segunda-feira, às 4h e 19h30; terça-feira, as 5h30; e quarta-feira, às 2h.Programas anteriores podem ser vistos/baixados pela Internet:
https://www.camara.gov.br/internet/tvcamara/default.asp?selecao=programas&programa=153