Última semana para ver O Olhar Modernista de JK

29/01/2014 13h04


Permanece apenas até o próximo domingo (7), na Câmara dos Deputados, a exposição que reúne obras dos maiores pintores do modernismo brasileiro

Quem estiver interessado em conhecer os trabalhos dos maiores pintores brasileiros tem até domingo (7) para visitar a mostra O olhar modernista de JK. Desde que a exposição foi aberta ao público, em 19 de abril, o número de pessoas que visita a Câmara nos finais de semana aumentou 38%, passando de uma média de 1.525 para 2.484.


Em abril, a Câmara recebeu 18.496 pessoas em seu programa de visitação, 9,5 mil das quais após a abertura da exposição. Esse total não contabiliza o público que vai ao Congresso acompanhar a tramitação de projetos ou desempenhar atividades afins.

Até domingo, estarão expostas obras dos principais artistas modernistas brasileiros da primeira metade do século XX. O visitante poderá admirar 36 trabalhos de nomes como Tarsila do Amaral, Volpi, Anita Malfatti, Burle Marx, Portinari, Di Cavalcanti, Djanira, Victor Brecheret, Iberê Camargo e Lasar Segall.


A mostra integra as comemorações dos 50 anos da posse de Juscelino Kubitschek na Presidência da República, os 30 anos da sua morte e os 46 anos de Brasília, inaugurada em 21 de abril de 1960.


Os trabalhos reunidos são dos mesmos artistas que participaram da exposição Arte Moderna 1944, realizada em Belo Horizonte pelo então prefeito Juscelino Kubitschek, evento até hoje considerado o mais importante da área depois da Semana de Arte Moderna de 1922. Objetos cotidianos da era JK também integram a exposição.


A exposição é uma realização da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) em parceria com a Câmara dos Deputados.


O público poderá visitar a exposição, localizada no Salão Verde da Câmara dos Deputados, de segunda a sexta, das 9h30 às 17h30. Sábado e domingo, ela fica aberta de 9h às 16h30.