TV Câmara ganha prêmios em festival

29/01/2014 13h04

O documentário "A Ilha de Dom Sebastião" ganhou dois prêmios em um dos mais tradicionais festivais de cinema e vídeo do país

"A Ilha de Dom Sebastião", uma co-produção da TV Câmara com a produtora Câmera 4 Comunicação e Arte, levou dois importantes prêmios no 29º Festival Guarnicê de Cinema e Vídeo de São Luís (MA), que ocorreu de 13 a 19 de junho, no Maranhão.

O júri técnico escolheu o documentário como o melhor da Mostra Refestança, composta por obras audiovisuais (incluindo filmes e vídeos) que abordam aspectos da rica e diversificada cultura popular brasileira e ibero-americana. Na mostra, realizada com o apoio da Comissão Maranhense de Folclore, é feito um julgamento técnico e popular dos trabalhos exibidos. A Refestança foi apresentada em comunidades da periferia da região metropolitana de São Luís.

Os jurados também reconheceram o trabalho da roteirista Marcya Reis, da TV Câmara, que foi contemplada com o "Troféu Guarnicê" de "Melhor Argumento" no concurso oficial de vídeos.

O documentário "A Ilha de Dom Sebastião", que abriu a competição oficial do Festival, foi filmado em duas semanas, durante o ano de 2002, na Ilha dos Lençóis, na costa do Maranhão. A equipe de documentaristas retornou a Brasília com mais de 24 horas de material gravado, que se tornaram vinte minutos de histórias e lendas de um Brasil muito remoto e particular. A ilha, que já foi considerada a maior concentração de albinos do mundo, é povoada por pessoas que se consideram descendentes de Dom Sebastião, rei de Portugal que desapareceu numa batalha no Marrocos em 1578. A direção é de Marcya Reis e Ivan Canabrava.

O Festival Guarnicê é uma promoção da Universidade Federal do Maranhão, por meio dos seus departamentos de Assuntos Culturais, Comunicação Social e Artes.