Documentários da TV Câmara participam de festival
Duas produções concorrem a prêmios e os vencedores serão anunciados nesta segunda-feira (19) em São Luís (MA)
Os documentários "A Ilha de Dom Sebastião’ e "Quebra Coco, Faz a Vida" concorrem na mostra competitiva do 29º Festival Guarnicê de Cinema, promovido todos os anos pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Os vídeos foram produzidos pela TV Câmara.
"A Ilha de Dom Sebastião" foi exibido na última quarta-feira (14). O documentário mostra o sincretismo de um povoado com quase 500 habitantes, que um dia foi a maior concentração de albinos do mundo. Crenças cristãs misturadas com práticas umbandistas contam as histórias do rei português D. Sebastião, que nasceu em 1544 e desapareceu aos 25 anos em uma batalha no norte da África.
Com narrativas dos moradores, o documentário conta um pouco do grande mistério da Ilha dos Lençóis. Os habitantes acreditam que Dom Sebastião se transforma em touro e, no dia em que for derrotado, fará com que o reino encantado volte à superfície para triunfar como capital do estado, no lugar da cidade de São Luís. "Rei, Rei, Rei Sebastião, se desencantar Lençóis, vai abaixo o Maranhão" - cantam os moradores.
Já o vídeo "Quebra Coco, Faz a Vida", com exibição prevista para este sábado (17), conta as realizações de mulheres pobres descendentes de escravos. Há dez anos, elas apenas recolhiam o fruto e tiravam a amêndoa para transformar em meio de vida. Não tinham terra, foram proibidas de catar coco e viviam praticamente escravizadas pelos proprietários rurais, quebrando 10 quilos de coco para comprar 1 quilo de arroz na mercearia do fazendeiro.
Cansadas de serem exploradas, as quebradeiras resolveram se organizar. Por meio de uma cooperativa, conseguiram forçar o governo estadual a promover uma reforma agrária na região do médio Mearim, a 400km de São Luís (MA). E, depois, inventaram um jeito de controlar todo o processo produtivo do óleo de babaçu.
A premiação do 29º Festival Guarnicê de Cinema será nesta segunda-feira (19) em São Luís (MA).