TV Câmara lembra Ulysses Guimarães

29/01/2014 13h04


O jornalista Mauro Santayana e o fotógrafo Fernando Bizerra lembram o Senhor Diretas no Comitê de Imprensa nesta sexta (19)


Há 20 anos, os jornalistas de Brasília acompanhavam os trabalhos da Assembléia Constituinte (foi instalada em 1º de fevereiro de 1987). Por trás daquele momento histórico estava um político que faz falta nos dias de hoje, o deputado Ulysses Guimarães, ou simplesmente Dr. Ulysses. O Senhor Diretas, como também era chamado, morreu há quinze anos.

O fotógrafo Fernando Bizerra, autor de fotos sobre Ulysses, expostas até o dia 2 de novembro na Câmara, acompanhou essa trajetória. E Mauro Santayana, um dos mais respeitados jornalistas brasileiros, também. Na edição especial do Comitê de Imprensa desta semana eles lembram histórias de Dr. Ulysses, um dos políticos mais carismáticos - e fotogênicos - da história do Brasil. O programa é uma viagem pela memória do Brasil.

Um ano depois, no dia 5 de outubro de 1988, os jornalistas acordaram mais cedo para a sessão de promulgação da nova Carta. Muitos deles de outros estados, alguns de outros países, meio grogues por causa do fuso horário, todos trazidos a Brasília para reforçar as equipes locais. No gramado em frente ao Congresso, os músicos da Orquestra Sinfônica iam se acomodando, com seus instrumentos, sob a coordenação do maestro Cláudio Santoro.

O poeta Thiago de Melo, como sempre todo de branco, concedia as primeiras entrevistas, comentando o texto dos "Estatutos do Homem", o poema que iria declamar pouco depois. No plenário, as flores que ornamentariam a mesa diretora, os primeiros deputados, os senadores, os convidados estrangeiros.

Em seu gabinete, Ulysses folheava pela última vez os originais do discurso que faria em seguida, no qual cunhou uma expressão que terminaria nos livros de história. Naquela manhã, seria proclamada em festa, pompa e circunstância, a Carta Magna de 88, a "Constituição Cidadã", nas palavras do deputado Ulyisses Guimarães.

Tudo isso no Comitê de Imprensa Especial, nesta sexta-feira, 19 de outubro, às 22h30.
Comitê de Imprensa, a radiografia dos meios de comunicação pelos profissionais que fazem as notícias

Produção: Cida Hipólito (telefone: 3216-1618 / 3216-1603 - comitedeimprensa@camara.gov.br


Horários
Comitê de Imprensa, apresentado pelo jornalista Paulo José Cunha, vai ao ar todas as sextas-feiras, 22h30 na TV Câmara. Reprises aos sábados às 8h e 21h30 domingo às 6h, 10h30 e 23h30, e segunda-feira às 7h e 11h

Como sintonizar a TV Câmara
A TV Câmara pode ser sintonizada no canal 27 em UHF no Distrito Federal e nos canais 14, da NET (no DF); 28, da Sky Net; 16, da TECSat; 235, da Direct TV; 67, da TVA (grande São Paulo) e por antena parabólica em todo o País. Na Internet, a TV Câmara pode ser assistida ao vivo pelo endereço www.camara.gov.br. Os programas também ficam armazenados no site e podem ser conferidos posteriormente.


Assessoria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social
E-mail: imprensa@camara.gov.br
Tel: 3216-1507 / 3216-1508