TV Câmara lembra 200 anos da chegada da família real

29/01/2014 13h04

O programa Expressão Nacional de terça-feira (4) faz debate sobre uma decisão que mudou a história de nosso país: a transferência da corte portuguesa para o Brasil


O programa Expressão Nacional desta terça-feira (4), ao vivo, às 22h, vai debater os 200 anos da chegada da família real portuguesa ao Brasil, episódio fundamental da nossa história. Vão participar do debate os seguintes convidados: Dom Bertrand de Orleans e Bragança, princípe imperial do Brasil e descendente direto de D. João VI; Francisco Seixas da Costa, embaixador de Portugal no Brasil; e os deputados Chico Alencar (PSOL-RJ), que é historiador, e Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), descendente de José Bonifácio de Andrada e Silva, o "Patriarca da Independência".

Os telespectadores podem enviar perguntas ou sugestões pelo e-mail expressaonacional@camara.gov.br ou então pelo telefone gratuito 0800 619 619. Se estiver havendo sessão do Plenário da Câmara, o programa é transmitido ao vivo na internet (www.camara.gov.br/tv).

Há exatos 200 anos, uma frota de mal conservados navios de guerra portugueses atravessava o Atlântico em direção ao Brasil, escoltada por uma esquadra inglesa. A bordo, quase dez mil pessoas, entre as quais o príncipe regente D. João VI e sua corte. Na bagagem, tudo o que podiam carregar: pratas, louças, jóias, roupas, livros, manuscritos e mapas. Em 29 de novembro de 1807, eles deixaram para trás a ameaça de deposição feita pelo imperador francês Napoleão Bonaparte em direção a uma colônia que nunca mais seria a mesma.

A chegada da família real marcou profundamente a história do Brasil. Foi a primeira vez que um soberano europeu pisava nas terras descobertas além-mar. Muito do que o Brasil é hoje em termos de unidade e identidade nacional se deve a esta viagem, considerada fuga por alguns ou plano estratégico por outros. Ao chegar aqui, o futuro rei de Portugal D. João VI plantou a semente da independência do Brasil – além de abrir os portos, fundar uma escola de Medicina e outras medidas que serão debatidas no programa.

O Expressão Nacional é apresentado por Antonio Vital e produzido por Marcelo Nantes.

Como Sintonizar a TV Câmara
A TV Câmara pode ser sintonizada no canal 27 em UHF no Distrito Federal e nos canais 14 da NET (no DF), 113 da Sky Net, 16 da TECSat, 235 da Direct TV, 67 da TVA (grande São Paulo) e por antena parabólica em todo o País. Na Internet, a TV Câmara pode ser assistida ao vivo.Para assistir pela Internet, acesse: https://www.tv.camara.gov.br/

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social
E-mail: imprensa@camara.gov.br
Tel: (61) 3216-1507 / (61) 3216-1508