TV Câmara debate limite a pesquisas com animais
Projeto que normatiza o uso de animais na ciência, bem como as práticas da indústria de alimentos, é o tema do programa Participação Popular desta terça-feira (14)
Quando uma pessoa compra carne no supermercado, usa cosméticos, consome remédios ou simplesmente tem um bichinho de estimação, adquirido em uma loja, dificilmente desconfia que por trás desse tipo de comércio pode haver uma série de práticas de maus-tratos contra animais.
Por conta disso, a Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 215/07, de autoria do deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP), que institui o Código Federal de Bem-Estar Animal. A proposta estabelece normas para as atividades de controle populacional e de zoonoses, experimentação científica e criação. O projeto é o tema do programa Participação Popular desta quarta-feira (14), às 22h.
O tema é polêmico, já que pesquisadores e cientistas temem a criação de limites para experimentos com animais. Os produtores rurais e a indústria de alimentos também criticam o projeto, sob a alegação de que vai aumentar os gastos e tornar os produtos brasileiros, como carnes, pouco competitivos no mercado.
No programa, Tripoli debate o tema com o deputado Alfredo Kaefer (PSDB-PR), que é avicultor, e com os seguintes convidados:
Ana Nira Junqueira, médica veterinária e consultora da WSPA, ONG que trabalha no combate ao tráfico de animais silvestres, posse indiscriminada e maus tratos de animais domésticos.
Paula Diniz Galera, médica veterinária do Hospital Veterinário da UnB.
Kátia Christina Lemos, promotora de Defesa do Meio Ambiente do Distrito Federal.
João Tomelin, diretor da União Brasileira de Avicultura (UBA).
Cristiano Melo, doutor em Ciências Animais e coordenador do programa de Ciências Animais da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UnB.
Rodrigo Brito, assessor técnico de meio ambiente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).
Andrea Cláudia Parrilha, chefe da Divisão de Bovideocultura do Ministério da Agricultura.
O Participação Popular tem apresentação de Antonio Vital e a produção de Marcelo Nantes.
Como Sintonizar a TV Câmara
A TV Câmara pode ser sintonizada no canal 27 em UHF no Distrito Federal e nos canais 14 da NET (no DF), 113 da Sky Net, 16 da TECSat, 235 da Direct TV, 67 da TVA (grande São Paulo) e por antena parabólica em todo o País. Na Internet, a TV Câmara pode ser assistida ao vivo.
Para assistir pela Internet, acesse:
https://www.tv.camara.gov.br/
Assessoria de Imprensa
Imprensa@camara.gov.br
(61) 3216-1507