TV Câmara debate ao, vivo, concessões de canais
O programa Ver TV Especial de domingo (21) terá transmissão simultânea em rede educativa dentro da campanha "Quem financia a baixaria é contra cidadania"
O próximo domingo (21) é o Dia Nacional Contra a Baixaria na TV. E o tema da campanha, este ano, é a renovação das concessões de Rádio e TV. Este é o assunto do programa Ver TV especial deste domingo, às 13h, ao vivo. O programa será transmitido simultaneamente por uma rede de emissoras educativas e legislativas, além da TV Câmara, TV Justiça e TV Nacional.
A campanha é promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, juntamente com mais de 60 entidades. O debate contará com as presenças dos seguintes convidados: César Bolaño - jornalista formado pela USP, doutor em economia pela Unicamp, professor da Universidade Federal de Sergipe e do programa de pós-graduação da UnB; Deputada Maria do Carmo Lara (PT-MG), da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara; Paulo Roberto Vieira Ribeiro – diretor-geral da TVE de Salvador (BA) e vice-presidente de Programação da Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais (ABEPEC)
O VER TV especial terá ainda participações de representantes de movimentos sociais e minorias em diversos pontos do país. Eles vão dizer se as emissoras comerciais, que detém as concessões públicas, os retratam ou não em suas programações. De Mato Grosso, será discutida a questão dos índios na mídia. De São Paulo, as mulheres. Da Bahia, as minorias sexuais. Do Ceará, os jovens. E, do Rio Grande do Sul, os negros.
A campanha "Quem financia a baixaria é contra a cidadania" defende como principal critério para as outorgas e renovações das concessões públicas a democratização e uma programação educativa, artística, cultural e informativa que promova a cultura nacional e regional; que estimule a produção independente, a regionalização da produção cultural e que respeite os valores éticos e sociais da pessoa e da família.
Semanalmente, o VER TV coloca em discussão o papel da TV na sociedade brasileira, os avanços tecnológicos e as questões éticas de uma programação de qualidade, comprometida com a cidadania. A produção é uma parceria da TV Câmara com a TV Nacional e conta com o apoio da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.
A apresentação é de Lalo Leal, sociólogo, jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. O objetivo é conscientizar a população a participar do esforço por uma televisão mais comprometida com a ética, a qualidade e a diversidade, uma TV que respeita o direito humano à comunicação.
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social
E-mail: imprensa@camara.gov.br
Tel: 3216-1507 / 3216-1508