Site da Câmara é finalista em prêmio internacional

29/01/2014 13h04

A ferramenta "Participação Popular", do site da Câmara, está na final da categoria Participação Cidadã em prêmio que abrange países da América Latina e do Caribe

 

A Câmara dos Deputados é uma das cinco instituições finalistas na categoria "Participação e Cidadania" do Prêmio de Excelência em Governo Eletrônico ExcelGOV. O prêmio tem o objetivo de reconhecer contribuições de governos da América Latina e Caribe para a promoção da transparência no setor público e participação de cidadãos por meio de tecnologias de informação e comunicação (TICs).

O prêmio é uma iniciativa da Rede de Autoridades de Governo Eletrônico da América Latina e Caribe (Rede GEALC), da Organização dos Estados Americanos (OEA) e do Instituto de Conectividade das Américas (ICA) - com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Os prêmios são em duas categorias: "Transparência na gestão pública" e "Participação Cidadã". A Câmara concorre com a ferramenta Participação Popular (www2.camara.gov.br/popular), que disponibiliza mecanismos de interação da população com os parlamentares, como bate papos (chats), fóruns de discussão e os serviços "Fale com o Deputado" e "Sua proposta pode virar lei".

Os vencedores devem ser conhecidos até sexta-feira (4).

A Rede Geal C integra mais de 60 líderes governamentais que representam 31 países da região. A rede surgiu a partir de uma iniciativa do governo do Chile e reúne países da América Latina e do Caribe. É um espaço de intercâmbio de conhecimento e soluções em todos os temas relacionados ao governo eletrônico. O objetivo é facilitar a colaboração e o esforço compartilhado entre os governos da região.

Reconhecimento

O portal da Câmara na Internet (www.camara.gov.br) é conhecido por fornecer ao cidadão informações completas a respeito do processo legislativo, deputados e gastos públicos com transparência e eficiência. Para o cientista político Sérgio Braga, autor da pesquisa "Internet e política: a informatização dos órgãos legislativos na América do Sul", quatro sites de instituições legislativas sul-americanas apresentam alto grau de informação: em primeiro lugar, o da Câmara dos Deputados (Brasil); em segundo, o do Parlamento do Peru; em terceiro, o do Senado (Brasil); e, em quarto, o do Parlamento da Venezuela.

De acordo com Braga, que é professor da Universidade Federal do Paraná, o ponto forte do portal da Câmara é a funcionalidade. Ele disse isso no seminário "Portal da Câmara: Transparência e Cidadania", promovido pela Câmara há dez dias. A pesquisa dele foi publicada nos anais do 3º Congresso da Associação Latinoamericana de Ciência Política (Alacip).


Mais informações:

https://www.redgealc.net/index.php?newlang=spa