Câmara facilita acesso a informações

29/01/2014 13h04

A partir de agora, ficou mais fácil e rápido acompanhar a tramitação de processos ou obter informações sobre os parlamentares no site da Câmara

A Câmara lançou nesta terça-feira (11) mais uma facilidade para o público em geral obter informações atualizadas em seu portal, o SIT Câmara - Serviço de Integração Tecnológica.

A solenidade de lançamento foi presidida pelo deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), terceiro-secretário da Mesa Diretora. Segundo o deputado, o SIT Câmara facilita o trabalho das entidades que precisam de informações, principalmente daquelas que não  mantém assessorias parlamentares.

O serviço vai disponibilizar informações legislativas em formato padronizado e estruturado. Também permitirá a importação dos dados do sistema de informações legislativas da Câmara para os sistemas de informação das entidades interessadas.

Entre as informações oferecidas, destacam-se: tramitação de proposições, pauta de sessões do plenário, pauta de reuniões de comissões, informações dos deputados, composição de comissões e lideranças.

O diretor do Centro de Informática da Câmara (Cenin), Luiz Antônio Souza da Eira, afirmou que o SIT Câmara tem condições de fornecer aos interessados o áudio do pronunciamento de um parlamentar dois minutos após concluído o discurso. O texto deste mesmo discurso estará disponibilizado em 30 minutos. Ele explicou que existem na Câmara cerca de 250 mil propostas em tramitação e que, através do SIT Câmara, será possível acessar somente as informações desejadas. A página da Câmara na Internet recebe, diariamente, a visita de mais de 40 mil cidadãos ou entidades.

Estiveram presentes ao lançamento representantes de órgãos como o Banco Central, Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Presidência da República, Banco Central, Caixa Econômica Federal, Confederação Nacional do Comércio e Tribunal Superior do Trabalho. As organizações que se cadastrarem no SIT Câmara receberão informações toda vez que as propostas de seu interesse derem um passo no processo de tramitação legislativa.

"Essa é a grande vantagem deste novo serviço. Depois de se cadastrar e informar o que deseja, a entidade recebe, automaticamente, todas as informações novas relativas àquelas propostas que estão tramitando", disse o diretor do Cenin.

"Com o lançamento do SIT Câmara, a Câmara dos Deputados procede, com certeza, a mais um considerável avanço na tarefa de facilitar ao usuário externo o acesso às informações sobre tramitação de proposições, pauta de sessões do plenário, pauta de reuniões das comissões, informações dos deputados e composição de comissões e lideranças", disse o presidente da Câmara, Aldo Rebelo, por meio de sua assessoria.

Facilidade

Diversas organizações acompanham diariamente, na Câmara, a tramitação de projetos de leis e outras proposições. Órgãos públicos, associações de classe, ONGs e outras entidades utilizam o portal da Câmara na Internet (www.camara.gov.br) para obter as informações referentes às proposições de seu interesse.

Até agora, o processo de transferência das informações do portal da Câmara para os sistemas desenvolvidos pelas diversas entidades exigia até mesmo a redigitação dos dados. O SIT Câmara permite que as instituições atualizem automaticamente seus sistemas de acompanhamento de informações a partir das bases de dados da Câmara dos Deputados, evitando retrabalho com digitação e minimizando o risco da perda de informações.

Como usar

As organizações interessadas em utilizar o SIT Câmara deverão encaminhar um ofício à Diretoria-Geral da Câmara dos Deputados, solicitando o acesso aos serviços. Junto com este ofício, deverá ser encaminhado o formulário "Solicitação de Acesso às Informações Legislativas (webservices)", que está no endereço www.camara.gov.br/sitcamara.

Não é necessária a instalação de equipamentos ou softwares específicos pois a tecnologia utilizada pela Câmara adota padrões de mercado.