Site da Câmara facilita acesso a informações
A partir de agora, órgãos públicos e empresas poderão atualizar automaticamente seus sistemas de acompanhamento de informações sem precisar digitar novamente e sem o risco da perda de dados
A Câmara lança na próxima terça-feira (11) mais uma facilidade para o público em geral obter informações atualizadas em seu portal, o SIT Câmara - Serviço de Integração Tecnológica.
O serviço vai disponibilizar informações legislativas em formato padronizado e estruturado. Também permitirá a importação dos dados do sistema de informações legislativas da Câmara para os sistemas de informação das entidades interessadas.
Entre as informações oferecidas, destacam-se: tramitação de proposições, pauta de sessões do plenário, pauta de reuniões de comissões, informações dos deputados, composição de comissões e lideranças.
O SIT Câmara será lançado oficialmente pelo presidente da Câmara, Aldo Rebelo, às 10h de terça-feira (11), no Plenário 12 das Comissões. Estarão presentes representantes de órgãos beneficiados pelo serviço, como Banco Central, Caixa Econômica Federal, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Confederação Nacional do Comércio (CNC), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Presidência da República e Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Facilidade
Diversas organizações acompanham diariamente, na Câmara, a tramitação de projetos de leis e outras proposições. Órgãos públicos, associações de classe, ONGs e outras entidades utilizam o portal da Câmara na Internet (www.camara.gov.br) para obter as informações referentes às proposições de seu interesse. Muitas dessas organizações desenvolveram sistemas eletrônicos de informação para apoiar a atividade de acompanhamento legislativo, adequando as informações fornecidas pela Câmara às suas necessidades específicas.
Atualmente, o processo de transferência das informações do portal da Câmara para os sistemas desenvolvidos pelas diversas entidades exige, muitas vezes, até mesmo a redigitação dos dados. O processo manual é demorado e trabalhoso e possibilita a existência de inconsistência nas informações.
O SIT Câmara permite que as instituições atualizem automaticamente seus sistemas de acompanhamento de informações a partir das bases de dados da Câmara dos Deputados, evitando retrabalho com digitação e minimizando o risco da perda de informações.
Como usar
As organizações interessadas em utilizar o SIT Câmara deverão encaminhar um ofício à Diretoria-Geral da Câmara dos Deputados, solicitando o acesso aos serviços. Junto com este ofício, deverá ser encaminhado o formulário "Solicitação de Acesso às Informações Legislativas (webservices)", que está no endereço www.camara.gov.br/sitcamara.
As informações serão disponibilizadas por meio de acesso a rotinas específicas (webservices) e o canal de comunicação será a própria internet. Não é necessária a instalação de equipamentos ou softwares específicos pois a tecnologia utilizada pela Câmara adota padrões de mercado.