Sistema eletrônico de votação é modernizado
Câmara inaugura novo sistema eletrônico de votações que reduzirá de 30 para 2 seg a totalização dos resultados
Em funcionamento desde 1998, o sistema eletrônico de votação da Câmara dos Deputados receberá nova tecnologia que permitirá reduzir de 30 para 2 segundos o tempo para a totalização dos resultados. Usado para computar os votos dos deputados nas votações nominais, o sistema eletrônico será dotado de maior capacidade de processamento e armazenamento de dados. Além velocidade, os novos equipamentos apresentam mais recursos de segurança, como a possibilidade de uso de canais seguros e uma criptografia nativa do banco de dados.
O atual sistema foi adquirido por meio de processo licitatório e teve cobertura de garantia pela empresa contratada por três anos. Em 2002, a manutenção destes equipamentos e dos softwares de gerenciamento das votações passou a ser responsabilidade da Coordenação do Sistema Eletrônico de Votação do Centro de Informática (CENIN) da Câmara. Esta data marca também a gradativa modernização dos equipamentos e da estrutura do voto eletrônico.
Para melhor atender as demandas tecnológicas e modernizar o sistema de votação foram implantadas soluções de missão crítica, que são sistemas com altos índices de disponibilidade de serviço, que são imprescindíveis para as atividades parlamentares do plenário que dependem fortemente do funcionamento integral do sistema de votação.
Uma eventual indisponibilidade deste sistema prejudicaria o andamento das sessões. Para evitar isto, fatores que compõem o ciclo de vida dos equipamentos levam em consideração o tempo de obsolescência tecnológica, a perda de qualidade e o aumento dos riscos de interrupção dos serviços por causa de falhas. Outros critérios importantes são a possibilidade de descontinuidade ou aumento do custo do suporte e de manutenção de equipamentos e softwares por parte dos fabricantes.
A implantação dos novos computadores servidores de banco de dados e do sistema de armazenamento de dados foram implantados em 19 de novembro último.
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social
E-mail: imprensa@camara.gov.br
Tel: 3216-1507 / 3216-1508