Seminário vai analisar documentos digitais

29/01/2014 13h04

O seminário Formatos de Documentos Digitais Textuais vai reunir na próxima quinta-feira (6) especialistas em criação, disseminação e preservação de documentos digitais textuais

A Câmara promove na próxima quinta-feira (6) o Seminário sobre Formatos de Documentos Digitais Textuais. Por trás do nome técnico está uma discussão atual e prioritária, não só no serviço público, como nas grandes corporações: a definição de padrões para criação, disseminação e preservação de documentos digitais textuais, como os gerados por editores de texto e planilhas eletrônicas.
O seminário vai ajudar a Câmara a definir o padrão que vai adotar no futuro.

O seminário se destina a formuladores de políticas públicas relacionados ao tema, grupos de padronização, gestores de informação, gestores de informática, bibliotecários, arquivistas, analistas de sistemas e também fabricantes e desenvolvedores de soluções de automação de escritório.

A definição do padrão tem especial importância para a Câmara, já que o trabalho das casas legislativas está fortemente baseado em informações produzidas em formato textual. A automação do processo legislativo implica na utilização de sistemas que gerenciem documentos textuais digitais em ambiente de escritório, garantindo sua autenticidade, acessibilidade e preservação a longo prazo, já que representam patrimônio cultural e fonte de pesquisa histórica.

Até as atividades administrativas são, em sua maior parte, desenvolvidas por meio da chamada "correspondência oficial", também registrada em documentos textuais digitais. A ampla utilização de documentos digitais colabora de forma decisiva para o aumento da transparência e contribui para o controle social sobre os atos administrativos da Casa.

Na primeira parte do seminário será apresentada uma visão panorâmica da realidade atual e os desafios futuros. Também serão apresentadas iniciativas de definição de formatos abertos, baseados em XML, para documentos legislativos.

A segunda parte consistirá de um painel que terá a participação de importantes desenvolvedores de soluções tecnológicas. Os formatos mais utilizados atualmente serão analisados sob as dimensões tecnológicas, ergonômicas (usabilidade), bem como a aderência a normas e padrões brasileiros e internacionais. Em seguida às apresentações, haverá um debate aberto entre os painelistas e os presentes.

O seminário é promovido pela Câmara dos Deputados por meio de dois de seus órgãos, o Centro de Informática (Cenin) e o Centro de Documentação e Informação (Cedi).

Inscrições
As inscrições são gratuitas e realizadas no Portal da Câmara dos Deputados (www.camara.gov.br).

Programação


Quinta-feira (6)
9h00
Abertura Solene

10h00
Palestra de abertura: Contextualização e perspectivas para o futuro
Waldir Arevolo — Diretor de Pesquisa, Brasil — High Performance Workplace - Gartner Group

11h00
Palestra: Projeto Lexml Brasil
João Lima - Senado Federal

14h00 — 16h00
Painel sobre formatos de documentos digitais para ambiente de escritório
Abertura
Luiz Antonio Souza da Eira — Diretor do Centro de Informática — Câmara dos Deputados
Roberto Salomon - um dos coordenadores do Projeto OpenOffice.org no Brasil
Cezar Taurion - Gerente de Novas Tecnologias Aplicadas — IBM Brasil
Alan Yates - Gerente Geral para Estratégia e Padrões de Documentos - Microsoft Corporation
Fernando Gebara Filho - Arquiteto de Produto - Microsoft Brasil
Diana Helander - Gerente Mundial do Grupo de Padronização da Adobe Systems
Fernando Gonçalves - Engenheiro de aplicações — Adobe Systems Brasil

16h00
Debates: Apresentadores e participantes do Seminário

16h30
Encerramento

Seminário Formatos de Documentos Digitais Textuais
Quinta-feira (6 de julho)
Auditório Nereu Ramos - Anexo II da Câmara dos Deputados
Horário: de 9h às 17h