Seminário debate gestão de documentos digitais

29/01/2014 13h04

Experiências de instituições públicas ajudarão a formular uma política de tratamento de informações digitais


A Câmara promove amanhã (17) seminário sobre gestão e preservação de documentos digitais, de 14h às 18h30min, no Auditório do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor). O Auditório do CEFOR localiza-se na Via N3 - Projeção "L" - Setor de Garagens Ministeriais Norte - garagem da Câmara dos Deputados (atrás do Ministério das Comunicações), no complexo avançado do Cefor. O acesso também pode ser feito pelo transporte alternativo "Economildo Norte", com embarque e desembarque na Chapelaria do Congresso (Salão Branco).

O evento, organizado pela Assessoria de Projetos Especiais da Diretoria-Geral, tem como objetivo conhecer e debater experiências de outras instituições a fim de subsidiar a formulação de uma política de tratamento de informações digitais para a Câmara dos Deputados.

Documentos históricos e desmaterialização

A Casa produz e mantém em seus acervos documentos de valor histórico, em formatos de texto, áudio e vídeo. Para que as gerações futuras possam ter acesso à história do nosso País sob a guarda da Câmara dos Deputados, é fundamental estudar mecanismos para garantir a preservação e a recuperação dessas informações ao longo do tempo.


O tema faz parte do Programa de Desmaterialização, que objetiva transferir rotinas de trabalho e o ciclo de vida de documentos administrativos e legislativos (produção, tramitação e arquivamento) para o meio digital. Além de diminuir a circulação de documentos em papel na Câmara, a desmaterialização favorece a celeridade dos procedimentos, redução da burocracia e a transparência da Instituição. O Programa será lançado oficialmente em 12 de novembro próximo.Interpares III

O Seminário marcará o lançamento oficial do Acordo de Cooperação Técnica com o Arquivo Nacional, órgão vinculado à Casa Civil da Presidência da República, para aplicação das recomendações do Projeto Interpares III nos documentos digitais da Câmara dos Deputados. Programação

14h - Abertura

14h40min - Lançamento Oficial de Acordo de Cooperação Técnica entre a Câmara dos Deputados e o Arquivo Nacional no âmbito do Projeto Interpares III

15h - Composição da mesa redonda

Coordenação da mesa: Adolfo Costa Araújo Furtado (Diretor do Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados)

15h10min - Palestra: Gestão e preservação de documentos digitais - Palestrante: Jaime Antunes (Diretor-Geral do Arquivo Nacional da Casa Civil da Presidência da República)

16h - Debates

17h Palestra: Gestão Arquivística de Documentos Digitais na Marinha do Brasil

Palestrante: Comandante Maria Rosângela da Cunha (Chefe do Departamento de Arquivos da Marinha do Brasil e Professora no MBA em Arquivologia e Gestão Documental da Universidade Paulista – UNIP)

17h30 - Palestra - Gestão de Documentos de Áudio e Vídeo no Senado Federal - Rosa Maria Gonçalves Vasconcelos (Chefe de Serviço de Gestão e Projetos do Centro de Documentação Multimídia do Senado Federal) e Cláudia Nogueira (Chefe de Serviço de Pesquisa do Centro de Documentação Multimídia do Senado Federal)

18h - Debates