Câmara oferece internet sem fio

29/01/2014 13h04

Sistema já está disponível para profissionais credenciados ou não. Basta solicitar a senha formalmente e assinar termo de responsabilidade pelo uso

A Câmara dos Deputados disponibiliza para jornalistas credenciados na Casa ou profissionais interessados em coberturas esporádicas o acesso à rede de Internet sem fio (sistema wireless).

O serviço de rede sem fio permitirá acesso somente à Internet, sem qualquer vínculo ou acesso à rede de dados interna da Câmara dos Deputados, mediante cadastramento prévio. A partir de autorização de órgão da Câmara dos Deputados, será fornecida senha de acesso por prazo indeterminado. Não havendo autorização, a senha terá validade de cinco dias úteis.

O sistema já está em operação e, para configurar laptops para o uso dentro da Câmara, sem necessidade de ligação à rede telefônica, basta seguir os seguintes passos:

1 - Preencher o formulário próprio, com a solicitação de uma senha para acessar o sistema. O formulário pode ser obtido junto à Assessoria de Imprensa da Câmara dos Deputados (Edifício Principal, em frente à agência da Caixa Econômica Federal; telefone 3216-1507).

Se o jornalista não for credenciado na Câmara, a senha vai expirar automaticamente em cinco dias. Para os credenciados, mediante autorização prévia da Assessoria de Imprensa, a senha terá validade indeterminada.

2 - De posse do formulário devidamente preenchido e assinado, o passo seguinte é procurar o Centro de Informática (Cenin), no Anexo I, subsolo, sala 05 ou no Anexo IV, subsolo, onde será fornecida a senha de acesso à internet.

Após obter a senha de acesso, o usuário deverá configurar seu equipamento para ter acesso à rede sem fio. A configuração do equipamento é de inteira responsabilidade do usuário.

Equipamento

A Câmara dos Deputados oferecerá acesso à Internet por meio de rede sem fio para os usuários que disponham de computadores portáteis, ou outros dispositivos móveis, compatíveis com os padrões Wi-Fi 802.11b.

Locais de cobertura

Durante a fase experimental, as áreas de cobertura serão as seguintes:
- Edifício principal: Plenário Ulisses Guimarães, Salão Verde, Salão Negro, Comitê de Imprensa;
- Anexo II: Plenários, Espaço do Servidor, Espaço Mário Covas, Auditório Nereu Ramos, Hall da Taquigrafia;
- Anexo III: Restaurante
- Anexo IV: Restaurante e Torteria


Formulário

O formulário de cadastramento deverá conter as seguintes informações:
- Identificação do órgão da Câmara que autoriza a concessão da senha de acesso (para os casos de senha permanente).
- Identificação do usuário (com nome, CPF, e-mail, RG, fones de contato, instituição para a qual trabalha, cargo ou função e período de cobertura).
- Assinatura do termo de responsabilidade decorrente do uso do sistema.
- Identificação do equipamento (Notebook, Palm-top, software anti-vírus, se possui placa fax-modem)

Cuidados

O acesso à Internet se dará de forma autenticada, por meio de uma conta de usuário e uma senha pessoal e intransferível que deve ser mantida em sigilo. O usuário fica responsável pelos atos praticados com o uso de sua senha.

É responsabilidade do usuário desse serviço providenciar periodicamente a atualização do sistema operacional, do software antivírus e do software anti-spyware utilizados em seu dispositivo móvel.

A Câmara dos Deputados não oferecerá aos usuários desse serviço qualquer suporte técnico de hardware ou software, configuração, manutenção dos equipamentos e instalação ou desinstalação de softwares. A única exceção prevista é o suporte para que o usuário configure a conexão de seu dispositivo móvel à rede sem fio provida pela Câmara.