Ricardo Stumm expõe na Câmara
Esculturas inspiradas nas mulheres podem ser vistas até o dia 15 de março na exposição "Deusas e guerreiros"
O artista plástico Ricardo Stumm rendeu-se à beleza das formas e do universo feminino ao criar sua série "Musas", que ele exibe na Câmara dos Deputados a partir do dia 6 de março, na mostra de esculturas "Deusas e Guerreiros", promovida pelo Espaço Cultural Zumbi dos Palmares.
As esculturas da série "Musas", trabalho iniciado em Barcelona (Espanha), e que continua a ser desenvolvido no Brasil, são mulheres imaginárias, bailarinas ao vento. "Uma tentativa de desvendar os movimentos femininos, captando a leveza e sutileza que lhe são peculiares", comenta o artista.
Os guerreiros da mostra são representados pela série "Quixotes", tema que Stumm vem desenvolvendo há quase uma década. O personagem de Cervantes ganha várias abordagens na mão do artista: à cavalo, viajantes, na luta, pensativos, momentos distintos de uma mesma criatura.
Sobre o Artista
Ricardo Stumm começou sua trajetória em Porto Alegre como gravurista. Sua carreira internacional inclui gravuras premiadas na Espanha e Curso de Design Gráfico em Paris, na Academie Julian. Na França, também recebeu o primeiro prêmio no Concurso Internacional de Cartazes da ONU, organizado pela Unesco, em 1995.
Na Espanha, especializou-se em fundição de bronze, na Escuela Massana de Barcelona, em 2004. Realizou exposições na França, Itália, Espanha e Portugal, entre outros. Estabeleceu-se em Brasília, em 1996, onde colocou em ebulição toda a bagagem trazida do Velho Mundo. Montou um ateliê e inaugurou a Tacello, primeira fundição artística de Brasília, especializada na produção de esculturas em bronze e alumínio.
Deusas e Guerreiros
Exposição de esculturas de Ricardo Stumm
Abertura: 6 de março, às 17 horas
Visitação: 6 a 15 de março
De segunda a sexta-feira, das 9h às 21h
Local - Espaço do Servidor, Câmara dos Deputados
Informações para Imprensa
Tato Marketing, 3234.8916
Jaque Dias, 9988.9618
Alessandra Rios
Assessora de Imprensa
Espaço Cultural da Câmara dos Deputados
3215-8080/8081