TV Câmara tem séries especiais sobre grandes temas

29/01/2014 13h04

Segurança, saúde, educação e economia são os assuntos abordados nas reportagens especiais que serão exibidas nas próximas quatro semanas, dentro dos telejornais Primeira Página e Câmara Hoje, para dar subsídios aos votos dos eleitores

Com o objetivo de oferecer ao cidadão elementos para fazer uma escolha mais consciente nas eleições do dia 1º de outubro, a TV Câmara apresentará a partir da próxima segunda-feira (21) séries de reportagens especiais sobre quatro grandes temas: segurança, saúde, educação e economia. As matérias irão ao ar de segunda a sexta-feira nos telejornais Primeira Página, exibido às 8 horas, e Câmara Hoje, às 21 horas.

O foco das séries são os problemas que atingem diretamente a população. É o que se vê logo na primeira reportagem sobre segurança, tema que será abordado nas cinco matérias da próxima semana. Na reportagem intitulada "Medo em família", a equipe da TV Câmara mostra os impactos psicológicos e financeiros na vida de uma família que teve sua casa assaltada e se viu obrigada a instalar grades e alterar sua rotina. A equipe também vai a presídios e delegacias para dar um retrato mais preciso sobre a realidade da violência no País.

Já em uma das reportagens sobre saúde, que serão exibidas entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, a TV Câmara acompanhou uma médica que atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e de convênios, além de fazer atendimento de forma privada em seu consultório, para mostrar as diferentes condições de trabalho do profissional de saúde. Também serão exibidos na série os resultados de um estudo com pacientes que fazem hemodiálise e aponta que 85% deles são atendidos pelo SUS.

Para mostrar como a Câmara dos Deputados trabalha no sentido de encontrar soluções para os problemas relacionados a essas quatro áreas, as séries apresentam os principais projetos em tramitação ou aprovados na Casa sobre esses temas. Um deles é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 536/97, que cria o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), substituindo e ampliando o alcance do atual Fundef. A PEC foi aprovada pela Câmara em fevereiro e também já passou pelo Senado, aguardando apenas sua promulgação em sessão do Congresso. A reportagem faz uma análise da proposta e destaca a necessidade de novos aportes de recursos para a educação básica.