Rádio Câmara fala sobre a difícil escolha da profissão

29/01/2014 13h04

Grande parte dos trabalhadores não atua na profissão escolhida na faculdade. As causas e conseqüências disso são debatidos no Repórter Especial desta terça-feira (05)

O programa Repórter Especial desta terça-feira (05), às 8h30, discute um tipo de angústia que atormenta muitos brasileiros: a escolha de uma profissão. O dilema aflige, principalmente, os jovens que, por causa do vestibular, precisam optar, ainda muito novos, pela profissão que irão seguir. A escolha nem sempre é acertada.

Uma pesquisa revela que muitos brasileiros atuam numa profissão diferente da escolhida na época da faculdade. O estudo do Instituto de Pesquisa Observatório Universitário mostra que 53% dos formados no Brasil estão numa profissão distinta daquela para a qual se prepararam.

Psicólogos e acadêmicos defendem mudanças no sistema educacional brasileiro. Algumas universidades já estudam até medidas para proporcionar mais tempo para os universitários decidirem. Na Universidade Federal da Bahia (UFBA), está em análise um projeto ambicioso: a criação de uma instância de pré-graduação - um bacharelado interdisciplinar (curso básico de três anos) em que os universitários terão liberdade para escolher boa parte das disciplinas. A idéia é que, só depois do ciclo básico o estudante deverá escolher o curso a seguir.

No Repórter Especial, uma psicóloga dará dicas para aqueles que estão passando pelo problema. Os especialistas alertam que não são apenas universitários e recém-formados que sofrem com o dilema da escolha da profissão. O programa vai apresentar o caso de um profissional bem-sucedido na área de estatística que, depois de 21 anos, deixou tudo para ser fotógrafo.

Para discutir essas questões, o Repórter Especial recebe a coordenadora de projetos do Observatório Universitário, Violeta Monteiro; o reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Naomar Monteiro de Almeida Filho; o chefe do Departamento de Administração da Universidade de Brasília (UnB), Jorge Pinho; a psicóloga, especialista na área de psicologia do trabalho e professora da Universidade Católica de Brasília (UCB), Suzana da Cruz Lima; as universitárias Suzana de Lima, estudante de Comunicação, e Raquel Alves, estudante do curso de Sistema da Informação; Alessandra Magalhães, que estudou Odontologia e, agora, atua na área de Direito, no Tribunal de Contas da União (TCU); e Carlos Dadoorian, que trabalhou mais de 20 anos na área de estatística e largou tudo para ser fotógrafo.

O Repórter Especial vai ao ar toda terça-feira, às 8h30, na Rádio Câmara FM. A apresentação é de Alexandre Porto e a produção de Poliane Castelo Branco. O programa é retransmitido por centenas de emissoras em todo o país, o que pode ser feito gratuitamente, bastando para isso preencher um cadastro na página da rádio na Internet (www.camara.gov.br/radio).

A programação também pode ser acessada via satélite na freqüência 1523 MHz, por meio do satélite Brasilsat, ou ainda pela internet, no endereço eletrônico www.camara.gov.br/radio.

Mais informações podem ser conseguidas com a equipe técnica da emissora pelos telefones (61) 3216-1724 ou 3216-1443.