Regras para a cobertura da posse presidencial
Informações gerais
- Horário - segunda-feira (1º de janeiro), às 16h.
- Prazo para credenciamento - 20 de dezembro (já encerrado)
- As credenciais em vigor da Câmara e do Senado não serão aceitas para acesso às duas casas.
- Todos os jornalistas credenciados para a cobertura da posse devem entrar no Congresso pelo Anexo I da Câmara.
- Todos os jornalistas e equipes técnicas têm entre 13h e 14h30 para entrar no Congresso. Depois dessa hora, não será permitido o acesso por questão de segurança.
- Carros de link das emissoras de TV ficarão estacionados no estacionamento do Anexo I da Câmara.
- A posse poderá ser acompanhada também, por meio de telões, no Plenário do Senado Federal e no Salão Negro do Congresso. As TVs, as emissoras de rádio e as agências de notícia do Senado e da Câmara estão mobilizadas para transmitir a solenidade a todo o país.
Locais de cobertura
Área externa do Congresso Nacional (rampa e área externa da Chapelaria). Esse setor deverá ser ocupado preferencialmente por cinegrafistas e fotógrafos. Como chegar: entrar pelo Anexo I da Câmara, subir a escada em caracol que dá ao Salão Azul do Senado, se dirigir ao Salão Negro, onde haverá acesso à área externa.
Área interna (Salão Negro e Salão Verde). Como chegar: entrar pelo anexo I da Câmara, subir a escada que dá acesso ao Salão Verde e ao Salão Negro.
Galerias dos Plenário da Câmara dos Deputados. Como chegar: entrar pelo Anexo I da Câmara, subir a escada em caracol que leva ao Salão Azul (Senado), em seguida entrar no Salão Negro e, depois, virar à direita e subir a escadaria que leva às galerias do Plenário da Câmara.
- O local onde o profissional estará autorizado a freqüentar estará definido na credencial fornecida pelo Senado.
- O acesso entre o Comitê de Imprensa da Câmara e o Plenário estará fechado 15 minutos antes da cerimônia e só será aberto depois. Portanto, os jornalistas credenciados têm que chegar com antecedência ao local autorizado.
Rede de Internet sem fio
- A Câmara dispõe de sistema wireless de acesso à internet. Os jornalistas credenciados para a posse poderão solicitar a senha para acesso ao serviço na Assessoria de Imprensa da Câmara. Mais informações: (61) 3216-1507. É preciso saber o sistema operacional do aparelho e o antivírus usado. O acesso pode ser requerido até sexta (28).
Circulação
- A circulação externa entre a rampa e a Chapelaria só será possível até 30 minutos antes do horário da chegada da comitiva do Presidente e só será liberada após sua entrada no prédio do Congresso. Também haverá interrupção de circulação no momento da saída da comitiva.
- A circulação interna entre o Salão Negro e o Salão Verde será interrompida 15 minutos antes da chegada da comitiva do Presidente ao prédio do Congresso Nacional e só será liberada após o Presidente entrar no Plenário da Câmara. Também haverá interrupção de circulação na saída do Presidente.
- Os comitês de imprensa da Câmara e do Senado estarão abertos no dia da solenidade sem hora para fechar. Na Câmara dos Deputados, o acesso do Comitê de Imprensa ao Plenário será interditado.
Credencial
- O uso da credencial especial para a posse é pessoal e intransferível e, na hipótese de cancelamento, suspensão, revogação ou substituição do seu titular, o veículo solicitante deverá comunicar o fato à Secretaria de Comunicação Social e devolver imediatamente o documento.
- Os seguintes profissionais devem estar credenciados para trabalhar no interior do Congresso no dia da posse: jornalistas, repórteres fotográficos, cinematográficos e técnicos.
- As credenciais para a posse serão entregues pelo Senado na sexta-feira (29), em horário e local a ser divulgado na página "Posse Presidencial 2007", que encontra-se no portal do Senado na Internet (www.senado.gov.br). Somente pessoa autorizada formalmente pelo credenciado ou pelo veículo de comunicação, devidamente identificada, poderá retirar as credenciais.
Produção não-jornalística
- As autorizações para equipes de produção de matéria não-jornalística serão fornecidas pelo Diretor da Secretaria de Comunicação Social do Senado - telefone (61) 311-3211 - e a sua concessão dependerá de avaliação quanto ao mérito, à conveniência e à oportunidade das mesmas.
Transmissão de TV e rádio
- Veículos de emissoras de TV destinados à transmissão ao vivo da cerimônia terão à disposição o estacionamento do Anexo I da Câmara dos Deputados. As equipes poderão montar seus links a partir de 13h.
- Não será possível a instalação de câmeras para transmissão ao vivo nas galerias do Plenário da Câmara. A cerimônia, dali, ficará a cargo da TV Câmara e da TV Senado, integrantes do pool.
- Emissoras de TV serão autorizadas a montar câmeras de link no Salão Verde, em área previamente designada para isso, desde que o pessoal encarregado esteja previamente credenciado no Senado (credenciamento já encerrado) e mediante solicitação formal à Primeira Secretaria da Câmara dos Deputados (fax: 61-3215-8226).
- Emissoras de rádio terão à disposição a possibilidade de instalar LP a 4 fios no Salão Verde ou na galeria do Plenário da Câmara, em área previamente designada para isso, desde que o pessoal encarregado esteja previamente credenciado no Senado e mediante solicitação formal à Primeira Secretaria da Câmara dos Deputados (fax: 61-3215-8226). Para a instalação, é preciso informar o número da linha e da conexão.
Mais informações
- Os esclarecimentos adicionais sobre a cerimônia poderão ser obtidos na página "Posse Presidencial 2007", que encontra-se no portal do Senado. Dúvidas poderão ser dirimidas entrando em contato com a Subsecretaria de Divulgação e Integração (SSDIV) da Secretaria Especial de Comunicação (SECS) no telefone 61-3311-3166 ou, ainda, enviando mensagem ao endereço eletrônico imprensaposse2007@senado.gov.br .