Reciclagem é o tema de reportagem especial na Rádio Câmara
Iniciativas que mostram uma maior consciência do brasileiro com a preservação ambiental serão apresentadas de segunda (9) a sexta-feira (13)
Mudanças climáticas, aquecimento global, tsunamis, secas ou enchentes incontroláveis têm obrigado o mundo a encarar os problemas ambientais com mais seriedade, em busca de soluções urgentes. Na macropolítica, os governos se esforçam para construir acordos internacionais que garantam o desenvolvimento sustentável. A iniciativa privada também aprimora conceitos de responsabilidade ambiental nas empresas. E o cidadão comum? O que cada um de nós está fazendo, no dia-a-dia, para evitar a deterioração ecológica do planeta?
Entre segunda (9) e sexta-feira (13), dentro do programa Câmara Aberta, entre 7h30 e 8h30, uma série de reportagens especiais vai divulgar iniciativas individuais e coletivas de reciclagem de materiais diversos que, ao invés de entulharem os lixões e aterros sanitários do país, estão gerando renda, emprego e, o que é mais importante, impedindo a degradação do meio ambiente. Serão mostrados detalhes da transformação de óleo de cozinha em sabão, no ABC paulista, e os múltiplos projetos de reciclagem de garrafas pet em Santa Catarina e no interior de Goiás.
A reportagem especial também revela a construção de uma casa ecologicamente correta, em Brasília, e o projeto USP Recicla, da Universidade de São Paulo, que envolve cerca de 500 pessoas em educação ambiental e gestão de resíduos. Destaque ainda para experiências de reciclagem de vidro e alumínio, no Paraná; de casca de coco, em Brasília; e de papel e papelão, em Belo Horizonte. Muitos daqueles que já foram chamados de "eco-chatos" ou exagerados são agora elogiados por atitudes ecológicas simples que podem representar muito na sobrevivência do planeta e da humanidade.
A reportagem especial tem apresentação de José Carlos Oliveira, produção de Lucélia Cristina e vai ao ar de segunda (9) a sexta-feira (13/4).