Rádio Câmara discute riscos de medicamentos alternativos

29/01/2014 13h04

O programa Repórter Especial desta terça-feira (6) vai ouvir especialistas a respeito do hábito de conciliar tratamentos tradicionais com alternativos

O uso indiscriminado de ervas medicinais no tratamento de doenças, sem o devido acompanhamento médico, é o tema do Repórter Especial desta terça-feira (6), às 8h30. A questão divide especialistas.

Ervas ou produtos naturais, aparentemente inofensivos, podem ser perigosos, especialmente se forem utilizados junto com remédios. Despreocupados, muitos pacientes recorrem às plantas com propriedades terapêuticas sem saber que, na verdade, elas podem até atrapalhar o tratamento das doenças.

Pesquisa realizada na Universidade de Brasília com 128 pacientes portadores do vírus da Aids revelou que a maioria deles, além dos remédios convencionais, usava ervas ou fitoterápicos. Muitos também admitiram tomar os "chazinhos" ou infusões sem recomendação médica.

O programa vai mostrar que um simples chá de camomila pode atrapalhar o tratamento de uma doença. Mas especialistas garantem que é possível conciliar os tratamentos - os remédios químicos com a terapia por meio de ervas medicinais.