Radionovela nova na Rádio Câmara

29/01/2014 13h04

O programa "A Gente Sabe A Gente Faz - Agronegócio", do Sebrae, já pode ser baixado no site da rádio por qualquer emissora do país

 

Uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Rádio Câmara vai ajudar a ampliar ainda mais o alcance do programa de rádio A Gente Sabe A Gente Faz - Agronegócio, uma produção do Sebrae que já está disponível no site da rádio (www.camara.gov.br/radio) para qualquer emissora interessada em reproduzi-lo.

Mais de mil emissoras de todo o país retransmitem os programas da Rádio Câmara. Elas fazem cerca de 90 mil downloads todos os meses. Os interessados em baixar o programa do Sebrae devem acessar o site da Rádio Câmara. Em seguida, basta clicar no ícone localizado no lado direito da página. A radionovela está disponível em três formatos: MP3 estéreo, MP3 mono e WMA.

Ao todo são 40 capítulos de 10 minutos de duração. A narração é de Rolando Boldrin.

“Com essa parceria teremos a chance de levar o programa para mais emissoras e, por conta disso, aumentar o público”, disse Clarice Veras, coordenadora nacional do projeto "Atendimento Sebrae via Rádio". Para o diretor da Rádio Câmara, Humberto Martins, o programa contribuirá para a valorização da agricultura de pequeno porte. “A agricultura familiar é uma oportunidade fantástica de renda, mas ainda não tem o reconhecimento merecido. Quando se fala em agricultura, pensa-se mais na grande produção”, observa.

Rádio Câmara produziu quatro radionovelas

A Rádio Câmara também tem produções próprias de radionovelas sobre diversos temas de interesse direto do cidadão. A emissora lançou quatro radionovelas em 2005 e 2006. A primeira, Cidadania, com onze capítulos, foi lançada no início de 2005 e seu tema central era o papel do vereador.

Na trama, duas vizinhas, Maria e Emereciana, a partir de uma dúvida, passam a procurar informações sobre o que os vereadores fazem. A produção das radionovelas foi da jornalista Regina Lúcia Cunha. Os repórteres e locutores da emissora fizeram todas as gravações, cada um assumindo um personagem.

A segunda radionovela, Cidade Legal, com onze capítulos, foi retransmitida por 370 rádios e contou a história de Eduardo, que comprou um lote, não construiu no local e acabou sendo desapropriado pela Prefeitura Municipal. Cidade Legal abordou temas como a desapropriação para fins de reforma urbana, IPTU, concessões de uso, transferência de direitos de construir e os estudos de impacto de vizinhança.

A Hora do Recreio: é tempo de comer bem foi a terceira novela produzida pela Rádio Câmara e teve como tema a alimentação na escola. Os personagens chamavam a atenção para os males de uma alimentação incorreta e estimulavam pais, professores e a sociedade a incentivarem hábitos alimentares saudáveis, principalmente no ambiente escolar.

A quarta radionovela produzida pela equipe da Rádio Câmara, Na ponta do Lápis, explicava aos radiovouvintes do interior do país, em dez capítulos, como a população podia ajudar a elaborar e a fiscalizar o Orçamento. O texto falava do orçamento municipal, do da União e levantava questões sobre a importância de um orçamento doméstico bem feito.