Rádio Câmara lança radionovela sobre alimentação

29/01/2014 13h04

A produção "A hora do recreio" estimula a prática de uma alimentação saudável nas escolas

A Rádio Câmara lança nesta terça-feira (17), às 18h30, mais uma radionovela, uma maneira simples e eficiente de informar e esclarecer a população a respeito de temas atuais. A hora do recreio: é tempo de comer bem é o título dessa edição. A radionovela chama a atenção para os benefícios de uma boa alimentação e mostra o que os pais, professores e a sociedade podem fazer para estimular hábitos alimentares saudáveis, principalmente no ambiente escolar.

O lançamento oficial será no I Fórum de Educação Alimentar e Nutricional para Promoção da Saúde, promovido pelo Ministério da Saúde, evento em comemoração à Semana Mundial da Alimentação.

Nos 10 capítulos, o programa busca estimular, nas escolas, o consumo de frutas e legumes no lugar de frituras e açúcar. Entre os problemas provocados pelo consumo inadequado de alimentos estão a obesidade, diabetes e dificuldades em praticar exercícios físicos.

A hora do recreio traz depoimentos de nutricionistas, merendeiras e proprietários de cantinas escolares, com dicas e sugestões para fazer da alimentação uma alternativa para uma boa saúde. A história é contada por radioatores selecionados entre os funcionários da Câmara - até mesmo quem não trabalha na rádio.

A radionovela é uma criação de Regina Cunha, com edição de Ana Delmonte e produção de Patrícia Lemos e Teresa Cristina Cunha. A Rádio Câmara já produziu duas radionovelas anteriormente: O Papel do Vereador, com onze capítulos, e Cidade Legal, com sete capítulos.

A radionovela sobre os vereadores foi uma maneira de levar às pequenas cidades informações a respeito do papel do Legislativo e os poderes e atribuições daqueles que são eleitos para legislar e fiscalizar as prefeituras - dentro de um programa de capacitação dos vereadores promovido pela Câmara. A produção Cidade Legal teve como objetivo esclarecer as pessoas a respeito do Estatuto da Cidade e da reforma urbana.

A radionovela sobre alimentação nas escolas é resultado de uma parceria entre a Câmara dos Deputados e o Ministério da Saúde. Todas as cerca de 700 emissoras de rádio conveniadas à Rádio Câmara podem veicular a produção em sua grade de programação. Para se cadastrar, basta entrar no site da Rádio Câmara na internet (www.camara.gov.br).

Juntamente com a radionovela, será lançada uma série de quatro programas, produzidos em parceria com a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp). Eles têm duração de 2 minutos cada, com receitas que aproveitam integralmente os alimentos, inclusive cascas.