Rádio Câmara e Fiesp produzem série sobre sáude

29/01/2014 13h04

Alimentação, alergia, orientação postural e saúde bucal são os temas dos programas que a rádio está levando ao ar para orientar a população

A Rádio Câmara, em parceria firmada recentemente com a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), produziu uma série de quatro programas na área de saúde. O primeiro deles, "Alimente-se Bem", foi ao ar no dia 25 de julho. Outros três, também com duração média de 15 minutos, já foram produzidos e irão ao ar em setembro e outubro. Essas produções estão sendo veiculadas no programa Fator de Risco, que vai ao ar de duas em duas semanas, sempre às terças-feiras, às 8h30.

A Fiesp mantém um canal de televisão, mas não atua, diretamente, no setor de radiofusão, daí o interesse em manter o intercâmbio com a Rádio Câmara para a produção de programas que estão sendo veiculados em emissoras de rádio com programação dirigida ao grande público, como as emissoras AM do interior do País. A linguagem utilizada é simples e desenvolvida como numa conversa de locutor das rádios populares. A Fiesp participa da série fornecendo resultados de estudos e indicando os especialistas entrevistados, enquanto a Rádio Câmara faz toda a produção.

O programa "Alimente-se Bem" orientou os ouvintes a utilizar melhor os alimentos, com receitas que aproveitam até mesmo talos e cascas de frutas e verduras. O bolo de casca de banana e um salpicão feito de sobras são alguns exemplos registrados no programa.

No dia 19 de setembro, vai ao ar o segundo programa da série, com o título "Alergia". No dia 3 de outubro, o tema será "Orientação Postural", e, no dia 17 de outubro, a matéria será sobre "Saúde Bucal". O programa Fator de Risco pode ser ouvido na página da rádio no Portal da Câmara (www.camara.gov.br/radio).

Mais parcerias

Além dessa série, a Rádio Câmara está preparando em parceria com a Fiesp pequenos programas, com duração de pouco mais de dois minutos, também em linguagem popular. Quatro deles estão em fase final de produção, cada um dando uma receita de alimento para reforçar a saúde: bolo de casca de banana, suco de hortaliça, penne ao molho de abóbora e salpicão com casca de melancia.

A Rádio Câmara também já realizou parcerias com a Agência Nacional das Águas, em programas especiais sobre água, e com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, em produções sobre medicamentos. O diretor da rádio, Humberto Martins, destaca que a emissora dispõe de boas condições técnicas e pessoal qualificado, sendo, por isso, sempre chamada a fazer convênios com órgãos públicos.