Destaques da Rádio Câmara para segunda-feira (9)
Às 9h, o Salão Verde destaca as novidades ambientais. Antes, Brasil Diverso trata do Pan 2007 e Reportagem Especial analisa o papel da Sudam, da Sudene e da Sudeco 8h30
Brasil Diverso - Jogos Panamericanos
A preparação do Brasil para os Jogos Pan-Americanos será detalhada no programa Brasil Diverso desta segunda-feira (9), às 8h30. A entrevista sobre o tema foi feita com o ministro Orlando Silva Júnior, do Esporte. A pasta faz parte do Comitê Organizador dos Jogos, que acontecem no Rio de Janeiro entre os dias 13 e 29 de julho de 2007.
O ministro aborda a participação do povo do Rio nos eventos preparatórios e também a expectativa do trabalho voluntário durante os dias dos jogos. Orlando Silva Júnior comenta ainda as dificuldades para o término das obras e o relacionamento com os demais agentes envolvidos na preparação, como a Prefeitura do Rio de Janeiro, o governo do estado e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB).9h
Salão Verde - as últimas questões sobre o meio ambiente
O programa Salão Verde desta segunda-feira (9), às 9h, traz os detalhes das novas regras de licenciamento para os projetos de saneamento ambiental de pequeno e médio porte. Os procedimentos foram simplificados para agilizar a implantação de estações de tratamento de esgoto por todo país.
A falta de tratamento adequado de esgoto constitui a principal causa de poluição dos nossos rios. A ausência ou ineficiência de saneamento é responsável por cerca de 65% das internações hospitalares de crianças no Brasil.
Também nesta edição do programa, saiba como anda a regulamentação da Lei de Gestão de Florestas Públicas e o que aconteceu com o tubarão-lixa que foi encontrado em um aquário de um restaurante no Rio de Janeiro.
O Salão Verde tem apresentação de Ana Raquel Macedo e Mônica Montenegro. O programa vai ao ar todas as segundas-feiras, às 9h.
7h30-8h30
Reportagem Especial - A recriação da Sudam, Sudeco e Sudene
A Reportagem Especial de segunda (9) a quarta-feira (11) vai tratar das superintendências de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), do Centro-Oeste (Sudeco) e do Nordeste (Sudene), organismos que surgiram entre as décadas de 50 e 60 para reduzir as desigualdades sócio-econômicas entre as regiões brasileiras, mas sucumbiram diante da corrupção e acabaram extintas. Neste momento, três projetos de lei complementar encaminhados pelo Executivo tentam recriar as superintendências sem repetir os erros do passado.
A Reportagem Especial será apresentada pelo jornalista José Carlos Oliveira, com produção de Lucélia Cristina, e vai ao ar dentro do programa Câmara Aberta, transmitido entre 7h30 e 8h30.
A Rádio Câmara vai mostrar, em três matérias, o histórico, o balanço dos erros e acertos e as perspectivas de ação das novas Sudam, Sudeco e Sudene. A reportagem ouviu as opiniões do sociólogo Francisco de Oliveira, que ajudou o economista Celso Furtado a criar a Sudene em 1959; do secretário de desenvolvimento do Centro-Oeste no Ministério da Integração Nacional, Athos Magno; da pró-reitora da Universidade Federal da Grande Dourados, no Mato Grosso do Sul, que estudou as transformações no Centro-Oeste conduzidas pela Sudeco; do diretor-executivo da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, Flávio Dutra; e dos relatores dos projetos de lei complementar de recriação da Sudam, deputada Ann Pontes (PMDB-PA); Sudene, deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA); e Sudeco, deputado Sandro Mabel (PL-GO).