Rádio Câmara é reproduzida por 780 emissoras

29/01/2014 13h04

Rádios de todo o país podem se cadastrar gratuitamente para transmitir o conteúdo jornalístico e cultural da emissora, que é acessada na Internet por quase 20 mil pessoas por mês

Nada menos que 780 emissoras de todo o país reproduzem o conteúdo da Rádio Câmara por meio da Internet. O material jornalístico e cultural da emissora pode ser retransmitido gratuitamente, bastando para isso se cadastrar no endereço www.camara.gov.br/radio ou por meio do telefone (61) 3216-1700.

Na Internet, a página da rádio é acessada por 18.553 visitantes únicos por mês. Eles ficam em média 10 minutos no site e são responsáveis por 37 mil downloads de arquivos mensalmente, o que faz da Rádio Câmara uma agência de notícias com atuação em todo o país.

Além das produções jornalísticas e culturais, a Rádio Câmara é conhecida pelas campanhas que faz em favor do cidadão (leia a lista abaixo). Spots produzidos pela emissora a respeito dos direitos das crianças, do consumidor e do brasileiro em geral também são disponibilizados na Internet para uso de rádios comerciais.

Campanhas voltadas para o cidadão

A qualidade do trabalho da Rádio Câmara se reflete também na confiança que diversos parceiros institucionais depositam na emissora. Foram desenvolvidos com esses parceiros campanhas voltadas para a informação do cidadão sobre temas como direitos básicos, prevenção e manutenção da saúde e preservação ambiental. Uma das mais conhecidas é a campanha "Quem financia a baixaria é contra a cidadania", de alcance nacional.

Desde o início da produção de campanhas educativas e de cidadania, os spots disponibilizados no sítio da Rádio Câmara têm recebido um número significativo de downloads todos os meses. Para que se tenha uma idéia, apenas a campanha Criança Segura, lançada em outubro de 2004, teve desde janeiro deste ano até o mês de outubro nada menos que 4.661 downloads.

Alguns exemplos de campanhas:

  1. Criança Segura — campanha com 34 spots realizada em parceria com a ONG Criança Segura, com dicas sobre como evitar acidentes envolvendo crianças - que, no Brasil, respondem anualmente por 140 mil admissões hospitalares e mais de seis mil mortes;

  2. Água é Vida — campanha com 46 spots realizada em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA) sobre a importância do uso e preservação de um recurso escasso em todo o mundo. A campanha também está disponível no sítio da ANA e está sendo utilizada por diversas emissoras do país. Um exemplo é a Rádio Jovem Pan de Santa Catarina, que pediu recentemente autorização da Agência para reproduzir os spots;

  3. Uso Racional de Medicamentos — campanha com 45 spots realizada em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) com o objetivo de informar o consumidor sobre os diversos tipos de tarjas, a importância da aderência ao tratamento e os riscos de intoxicação e da auto-medicação;

  4. Viva a Vida em Movimento — campanha com 42 spots de 30 segundos realizada em parceria com o Ministério do Esporte com o objetivo de apresentar práticas simples que permitem o exercício físico, não necessariamente de alto desempenho;

  5. Direitos do Consumidor — campanha com 39 spots realizada em parceria com a Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), que orienta o cidadão sobre como se comportar frente a situações como dívidas com cartão de crédito, desistência de matrícula, compra de carro usado, direitos do correntista, entre outros. A campanha já está sendo utilizada em sites de distribuição de conteúdo como a RadioWeb;

  6. Alimentação Saudável - campanha com 45 spots realizada em parceria com a a Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde. A iniciativa procura estimular alterações na dieta infantil, especialmente na escola, de modo a permitir a introdução de alimentos de melhor qualidade para o desenvolvimento da criança em idade escolar;

  7. Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania — desde a primeira edição, os spots utilizados para a divulgação da campanha são de autoria e produção da Rádio Câmara. A campanha conta atualmente com 60 entidades parceiras, entre elas a Unesco e a CNBB;

  8. 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres — durante dois anos a Rádio Câmara foi responsável pela produção dos spots veiculados na campanha, em parceria com a ONG Agende — Ações em Gênero, Cidadania e Desenvolvimento;

  9. Orçamento — como parte da campanha da Câmara de tornar mais transparente o debate sobre a aplicação e destinação de recursos públicos para obras, serviços, programas e políticas públicas, a Rádio Câmara produziu oito spots de 30 segundos sobre os principais pontos do tema;

Conheça os programas da Rádio Câmara

Voz do Brasil

É apresentado em rede nacional de rádio, com notícias do Executivo, Legislativo e Judiciário. O noticiário da Câmara começa às 19:40 e tem duração de 20 minutos. É o programa de maior audiência do rádio brasileiro.

Câmara Aberta, Câmara em Foco e Câmara em Revista

Noticiários apresentados em 3 edições diárias: 7h30; 13h30 e 21h.

Destaques da Semana

Resumo dos principais assuntos da semana, em programas curtos, apresentados durante a programação musical dos sábados.

Agenda da Semana

Apresenta os destaques da semana que inicia. São veiculados nos intervalos da programação musical aos domingos.

Reportagem Especial

Série de cinco reportagens sobre determinado assunto de interesse da sociedade, que vai ao ar de segunda a sexta, às 7h15. Nos fins de semana, às 9h, com reprise às 15h, vai ao ar uma matéria especial sobre assunto que foi destaque durante a semana.

Palavra de Especialista

Apresentado às quartas-feiras, às 8h30, com especialistas (médicos, advogados, engenheiros, consultores) que tratam de assuntos de interesse público.

Pinga-Fogo

Debate entre parlamentares sobre assuntos do momento. É apresentado às quintas-feiras, às 8h.

Quinze Minutos de Cidadania

Fala sobre os direitos da população, com entrevistas e dicas para o exercício da cidadania. Sua apresentação é quinzenal, nas sextas-feiras, às 8h30.

Repórter Especial

Destaca o radiojornalismo como instrumento de informação. Cada programa aborda tema de interesse da sociedade. A apresentação é quinzenal, às terças-feiras, às 8h30.

Rádio Criança

Matérias especiais e campanhas sobre infância e adolescência, veiculadas na emissora e disponibilizadas no site infantil Plenarinho, da Câmara dos Deputados (www.plenarinho.gov.br).

Trocando Idéias

É um programa mensal com a análise de projetos de deputados que podem virar lei e o que a população e especialistas pensam do assunto. É apresentado às sextas-feiras, às 8h30.O

Ouvinte Quer Saber

Ouvintes de todo o país ligam e fazem perguntas aos deputados sobre diversos assuntos.

Câmara é História

Programa que tem em média 5 minutos de duração e conta a história recente da política brasileira de forma resumida através de documentos sonoros do passado, sempre embalado por música da época e pela contextualização dos fatos. Vai aos ar aos domingos, às 9h.

Fator de Risco

Voltado para assuntos de saúde, o programa apresenta conselhos e dicas de médicos e especialistas. É veiculado quinzenalmente, às terças-feiras, às 8h30.

Aplauso

A cada semana um personagem fala de sua trajetória e projetos na música, cinema ou teatro. É apresentado aos sábados, às 11h.

Agenda Cultural

Apresenta, diariamente, ao longo da programação musical, dicas das atividades culturais da capital federal, com entrevistas e informações diversas.

Coberturas Externas Especiais

Transmissões, com flashes ao vivo e entrevistas, de eventos importantes, como o Festival de Cinema de Brasília, Festival de Inverno de Alto Paraíso e Feira do Livro de Brasília.

Palco Brasil

Programa mensal, aos sábados, às 23h, com um compacto dos shows que marcam a vida cultural de Brasília.

Brasil Plural

Programa de música regional e urbana, voltado para novos valores da MPB, inclusive os que normalmente não têm espaço na mídia comercial. É apresentado às segundas-feiras, às 22h.

Marco Zero

Apresenta os lançamentos do mercado fonográfico nacional e internacional. É apresentado às terças-feiras, às 22h.

Alma Brasileira

Programa que mostra a música instrumental brasileira. É apresentado às quartas-feiras, às 22h.

Faixa Contemporânea

Programa voltado para o panorama do pop-rock internacional, privilegiando as manifestações alternativas ou não-comerciais. É apresentado às quintas-feiras, às 22h.

Chega de Saudade

Espaço dedicado à bossa-nova em seu período histórico e o repertório atual, mais recente, influenciado pelo movimento. É apresentado às sextas-feiras, às 22h.

Esquina do Jazz

Apresenta a história do jazz através de seus músicos fundamentais, a tradição e a vanguarda, os clássicos e as novidades. É apresentado aos sábados, às 22h.

Roda de Choro

Mostra o chorinho em suas origens, com sua trajetória e presente. É apresentado aos sábados, ao meio-dia.

O Samba da Minha Terra

Apresenta o samba como manifestação seminal da música popular urbana no Brasil. O samba no terreiro, no salão e na avenida. É apresentado aos domingos, ao meio-dia.

Sala de Música

Um programa semanal, com os clássicos da música erudita, brasileira e internacional. É apresentado aos domingos, das 19h às 21h.

Trilha da Meia-noite

Um programa com música instrumental brasileira e internacional, jazz, blues, rock, música eletrônica e trilhas sonoras de filmes. É apresentado de quarta a sábado, à zero hora.

A Música do Dia

Destaca, diariamente, uma música, com curiosidades e fatos históricos referentes à data.Na

Era do Rádio

Destaca fatos e canções que marcaram o rádio como a verdadeira testemunha da história no século XX. É apresentado aos domingos, às 18h.

ABC da MPB

Destaca um pouco da história e curiosidades dos artistas da música popular brasileira, em textos curtos. É apresentado antes da execução de músicas selecionadas, em 3 edições aos sábados e domingos.

Contando Música

Programa musical contando e comentando fatos, histórias, movimentos e personagens da MPB. É apresentado aos sábados, às 21h.

Casa da Árvore

Programa voltado para o público infantil com histórias, músicas e cultura. É apresentado aos sábados, às 10h.