Rádio Câmara é reproduzida por 700 emissoras no país

29/01/2014 13h04

Rádios de todo o país podem se cadastrar gratuitamente para transmitir o conteúdo jornalístico e cultural da emissora da Câmara dos Deputados

A Rádio Câmara atingiu a marca de 700 emissoras cadastradas espontaneamente para retransmitir sua programação, disponível na Internet e via satélite, por meio de antena parabólica. O conteúdo da programação pode ser retransmitido gratuitamente, bastando para isso se cadastrar no endereço www.camara.gov.br/radio ou por meio do telefone (61) 3216-1700.

A Rádio Câmara começou 2006 com novidades na programação. De hora em hora, das 22h às 13h, o ouvinte passou a ser informado sobre as últimas notícias do Congresso Nacional em boletins abastecidos por uma equipe de jornalistas especializados e pelas principais agências de notícias do país, inclusive a Agência Câmara.

O programa Câmara Aberta, informativo leve e de temas variados, vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 8h30. Tem entrevistas ao vivo, reportagens culturais, notícias sobre esporte, manchetes dos principais jornais, a participação de correspondentes das assembléias legislativas estaduais, além das principais notícias da Câmara dos Deputados.

Os outros dois jornais da emissora, Câmara em Foco (às 13h30) e Câmara em Revista (21h), também ganharam novos formatos. "Os jornais terão notícias sobre meio ambiente, relações exteriores e outros temas. Conseguimos também estabelecer canais de comunicação com as assembléias legislativas, que atuam como correspondentes nos estados", explica o diretor da Rádio Câmara, Humberto Martins.

Além das três edições de jornal diárias, dos boletins e das entradas ao vivo, a emissora produz o Repórter Especial, às 7h15 e às 23h45, que aborda temas de interesse da sociedade. Para esclarecer aspectos da economia do cotidiano, há o Minuto da Economia. Desde o início do ano, a Rádio Câmara apresenta uma nova edição do programa. Informações e dicas sobre defesa do consumidor, Imposto de Renda, juros, entre outras, são atualizadas a cada duas semanas, com 10 notas de um minuto. As notas entram ao longo da programação e, assim como os demais programas, estão disponíveis na página da Rádio Câmara na internet (www.camara.gov.br/radio).

Programação variada

O conteúdo da programação abrange ainda cultura, música, saúde e cidadania. O Palavra de Especialista, por exemplo, conta sempre com a participação de convidados especiais para discutir assuntos de interesse relevante para a população. Já o Pinga-Fogo promove debate com parlamentares acerca de algum tema polêmico. O Câmara é História recupera arquivos históricos de grandes momentos da vida política brasileira, com discursos e músicas de época.

Para o espectador que quer tirar dúvidas, há o programa O Ouvinte Quer Saber, no qual o cidadão liga, através do 0800-619619, e faz perguntas aos deputados. Já o Trocando Idéias convida sempre um especialista para debater com participantes algum projeto de lei.

Para aqueles que gostam de música, a rádio veicula o Sala de Música, com clássicos da música erudita nacional e internacional; o Roda de Choro; o Esquina do Jazz e o Chega de Saudade, entre outros.
Mais informações a respeito da forma de acessar e retransmitir a Rádio Câmara podem ser obtidas no pé dessa página (abaixo da programação).

Conheça a programação da Rádio Câmara