Rádio Câmara é finalista no Prêmio Embratel
Série de reportagens sobre os dez anos de morte de Paulo Freire é uma das cinco finalistas na categoria Radiojornalismo
Os dez anos de morte de Paulo Freire motivaram a realização de uma série de reportagens especiais sobre um dos maiores educadores do século 20. Neste mês, a série foi indicada entre as cinco finalistas do Prêmio Imprensa Embratel de Radiojornalismo.
Paulo Freire teve reconhecimento internacional. Seus livros foram traduzidos para mais de 40 idiomas. Mas esse reconhecimento não é vivenciado nas escolas brasileiras. A repórter Adriana Magalhães mostra porque isto acontece, quem foi Paulo Freire, e como é o famoso método educacional criado por ele.
Na primeira matéria da série - "Paulo Freire: o intelectual amoroso" -, é apresentada um pouco da biografia do educador, suas observações sobre a prisão e o exílio. Depois, na segunda matéria - "Paulo Freire: Ler é muito mais do que juntar sílabas" - , a jornalista aborda o famoso método Paulo Freire de alfabetização, e a importância da leitura na vida das pessoas.
Na última reportagem - "Paulo Freire - Reconhecido no mundo, pouco aplicado no Brasil" -, especialistas discutem até que ponto as idéias de Paulo Freire são utilizadas nas salas de aula brasileiras.
O prêmio tem o patrocínio da Embratel, através das leis de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro; e o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Brasil - Arfoc,
Este ano foram inscritos 1.069 trabalhos jornalísticos de 1.082 repórteres de todo o País. Os vencedores das 17 categorias e do Grande Prêmio Barbosa Lima Sobrinho serão conhecidos na noite do próximo dia 28 de novembro, em cerimônia a ser realizada no Canecão, no Rio de Janeiro.
A série de reportagens é de autoria da jornalista Adriana Magalhães, com produção de Lucélia Cristina e Monica Lion, edição de Ana Delmonte e coordenação de Aprigio Nogueira.
Como sintonizar a Rádio Câmara
A rádio Câmara FM faz a cobertura diária das atividades parlamentares. Plenário, comissões permanentes, comissões temporárias, CPI, reuniões de bancada e de lideranças, frentes parlamentares, missões externas e eventos culturais.
O material produzido por nossos repórteres está disponível na página www.radio.camara.gov.br - em texto e em áudio (Windows Media Player e MP3), e pode ser reproduzido gratuitamente por qualquer emissora que tenha interesse em divulgar o trabalho da Câmara dos Deputados, desde que citada a fonte:
- Em Brasília : FM 96,9 Mhz
Via Satélite : A Rádio Câmara está com seu sinal disponível através do satélite BRASILSAT 1, polarização horizontal, freqüência de 1523 MHz.
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social
E-mail: imprensa@camara.gov.br
Tel: 3216-1507 / 3216-1508