Rádio Câmara discute a situação do idoso no Brasil
O programa Palavra de Especialista desta quarta-feira (04) ouve o presidente da Associação Internacional de Gerontologia e Geriatria
Os idosos formam o grupo populacional que cresce mais rapidamente no mundo. Dados recentes da ONU mostram que as pessoas com mais de 60 anos de idade já correspondem a 10% da população mundial. No Brasil, elas somam 16 milhões atualmente e devem chegar a 30 milhões até o ano 2025, de acordo com o IBGE. Por um lado, o número mostra que os avanços na medicina e no bem-estar social elevaram significativamente a expectativa de vida do brasileiro, que saltou de 50 anos, na década de 1940, para 72 anos atualmente. Porém, a rapidez com que se dá o envelhecimento da população preocupa os estudiosos diante da falta de preparo do país para garantir uma velhice digna a todos os brasileiros.
Para discutir a situação dos idosos no Brasil, o programa Palavra de Especialista desta quarta-feira (4), às 8h30, vai ouvir o presidente da Associação Internacional de Gerontologia e Geriatria, Renato Maia Guimarães, que também chefia o Centro de Medicina do Idoso e o Centro de Referência em Doença de Alzheimer do Hospital Universitário de Brasília.
Renato reconhece o esforço do Congresso Nacional em aprovar o Estatuto do Idoso, em 2003, mas afirma que ainda há um grande distanciamento entre a legislação e a realidade dos idosos. O eterno rombo nas contas da Previdência Social é outro fator permanente de tensão nos debates em torno de políticas públicas para os maiores de 60 anos. Renato Maia Guimarães aposta no caminho do “envelhecimento ativo” e apresenta sugestões para que o governo, o Parlamento e a sociedade em geral garantam melhor qualidade de vida aos idosos.
O Palavra de Especialista tem apresentação do repórter José Carlos Oliveira.