Rádio Câmara destaca o direito do consumidor em programa e campanha

29/01/2014 13h04

O Repórter Especial desta terça-feira (20) mostra os casos de sucesso e o que falta ainda a ser feito para garantir o direito do consumidor. Na quarta-feira (21), campanha começa a esclarecer o cidadão

No dia 15 de março se comemorou o Dia Internacional do Consumidor. O Repórter Especial desta terça-feira (20), às 8h30, conta as conquistas e desafios para a defesa do consumidor no Brasil. Apesar dos elogios ao Código de Defesa do Consumidor, o número de Procons no Brasil alcança apenas 10% dos municípios brasileiros.

Com exemplos reais, o ouvinte vai saber quais as reclamações mais freqüentes e conhecer alguns casos em que o consumidor prejudicado foi auxiliado pelo Procon ou pelo Juizado Especial. Episódios como o do assistente administrativo Fabrício Cabral, que teve seu nome incluído indevidamente no SPC e no Serasa depois que uma loja de departamentos não computou o pagamento da sua fatura. "Eles pediam para tirar xerox do comprovante, fiz isso diversas vezes, passei fax diversas vezes. Chega a ser engraçado, se não fosse trágico, eu brigando com o papel na mão, falando que paguei e eles não podiam fazer nada”, relembra Fabrício, que entrou no Juizado Especial contra a empresa e irá receber R$ 2 mil por danos morais.

Para ajudar o futuro consumidor a começar a conhecer seus direitos, o Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Idec) e a Pro Teste, duas entidades de apoio ao consumidor, lançaram produtos especialmente voltados para crianças e jovens. O ouvinte vai conhecer o caso da bruxinha Blim, que comprou uma vassoura nova que estragou dois dias depois da compra. A Rádio Câmara também preparou uma nova campanha institucional, feira em parceria com o Inmetro, com a temática dos direitos e deveres do consumidor.

Campanha para o consumidor

O direito do consumidor é o tema da mais nova campanha da Rádio Câmara, que será lançada nesta quarta-feira (21) com o nome "Fique Atento, Quem Ganha é Você", uma parceria com o Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.

O objetivo da campanha é despertar a atenção dos consumidores para que conheçam seus direitos e deveres. Foram produzidos 21 spots, com 30 segundos de duração cada. Os textos tratam de assuntos variados e que fazem parte do dia a dia das pessoas, desde a avaliação do material dos preservativos até a fabricação de capacetes de motocicletas, pneus de automóveis e brinquedos falsificados. As mensagens são simples e diretas, sugerindo mais atenção do consumidor ao adquirir e usar produtos.

Repórter Especial
Saiba mais sobre esses temas ouvindo o Repórter Especial, programa produzido pela Rádio Câmara, veiculado quinzenalmente, às terças-feiras, às 8h30.

Responsável: Daniele Lessa
Produção: Lucélia Cristina