Rádio Câmara debate piso salarial dos professores
O Programa Trocando Idéias desta sexta-feira (10), que vai ao ar entre 8h e 8h30 pela Rádio Câmara, discutirá o projeto de lei do Executivo (PL 619/2007), que institui o piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.
O relator da matéria, deputado Severiano Alves (PDT- BA) , viajou por 13 estados brasileiros para participar de audiências públicas e conhecer de perto a situação dos professores. Ele preparou um texto substitutivo que altera consideravelmente a proposta original do governo. O novo texto prevê a criação de dois pisos: de R$ 900, para os profissionais que possuam nível médio de escolaridade; e de R$ 1.100, para os de nível superior. Pelo substitutivo, a jornada de trabalho do professor passa para 25 horas semanais.
Confira, ainda no Programa Trocando Idéias o depoimento de professores que vivem com um salário-base inferior ao mínimo nacional. E, ainda, os prefeitos que reagem e dizem não poder arcar, sozinhos, com essa nova despesa.
A apresentadora do programa, Selma Rosana, entrevista também o economista Jorge Nogueira e o sociólogo Pedro Demo sobre a criação dos pisos salariais para os professores. Eles analisam se o aumento dos salários vai, de fato, mudar a qualidade do ensino no Brasil.
Como sintonizar
Em Brasília: Freqüência modulada ( FM ) 96,9 Mhz
A Rádio Câmara está com seu sinal disponível através do satélite BRASILSAT 1, polarização horizontal, freqüência de 1523 MHz , ou pela Internet (www.camara.gov.br/radio) .
A retransmissão dos programas e sessões é livre e gratuita para todas as emissoras do Brasil.
Programa Trocando Idéias
Produção: Poliani Castello Branco
Apoio: Lucélia Cristina
Edição e coordenação: Aprigio Nogueira
Apresentação: Selma Rosana.
Participam do Trocando Idéias, desta sexta-feira:
Deputado Severiano Alves (PDT-BA) ;
Juçara Vieira, presidente da CNTE - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação;
Joel Ghisio, prefeito do município de Mariana Pimentel, no Rio Grande do Sul;
Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios;
Pedro Demo, professor de sociologia da Universidade de Brasília;
Jorge Nogueira, economista;
Mônica Albuquerque, professora de uma escola estadual em Recife;
Maria Inês Correia e Silva, professora de escola da periferia em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.