Rádio Câmara debate descarte de garrafas PET
Programa Trocando Idéias desta sexta (24) discute projetos que tratam da destinação das garrafas de refrigerante
O programa Trocando Idéias que vai ao ar amanhã às 8h30 na Rádio Câmara vai discutir projetos que tratam da destinação dos PETs - plásticas das garrafas de refrigerantes e outras embalagens, que, apesar de serem recicláveis, não são biodegradáveis e estão poluindo o ambiente.
O projeto de lei 520/07, do deputado Jovair Arantes (PTB -GO), proíbe garrafas PET para alimentos e bebidas . Jovair Arantes levanta uma polêmica: o que fazer com o acúmulo de PETs e sacos plásticos no Brasil? De quem é a responsabilidade?
Várias propostas tramitando na Câmara procuram justamente regulamentar essa questão. O projeto mais antigo em tramitação na Casa, o PL 203/1991, do ex-senador Francisco Rollemberg, institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Existem outros projetos que tratam especificamente do PET, como PL 5194/2001, do ex-deputado Chico Sardelli ; e o PL 3750 /97, do deputado Fernando Gabeira ( PV -RJ).
A discussão não é simples. Os fabricantes de PET defendem mais empenho das prefeituras e do próprio cidadão na coleta seletiva. Mas os prefeitos e outras autoridades cobram também mais compromisso das indústrias e das revendedoras.
O programa apresenta também o depoimento de uma mulher que escolheu o PET para produzir seu artesanato, como forma de ajudar a preservar o meio ambiente. E, ainda, que a preocupação com o acúmulo de PETs também chegou às universidades. Desde 2002, na PUC do Rio Grande do Sul, os pesquisadores trabalham com reciclagem química de PET e já conseguiram desenvolver o PET biodegradável .
Participam do programa o deputado Jovair Arantes; o presidente da Associação da Indústria do PET, Alfredo Sette; o presidente da Confederação Nacional dos Municípioso, Paulo Ziulkoski; o diretor executivo do Cempre - Compromisso Empresarial para a Reciclagem, André Vilhena; o procurador regional da República Alexandre de Assis; o artista plástico Rudi Webster; e a professora Sandra Einloft, da PUC do Rio Grande do Sul.
Produção: Poliani Castello Branco.
Apoio: Lucélia Cristina e Ribamar de Carvalho
Edição e coordenação: Aprigio Nogueira
Apresentação: Selma Rosana.
Assesoria de Imprensa
Cid Queiroz
61- 3216-1507