Rádio Câmara analisa relação entre sentimento e coração
Doenças cardiovasculares podem ter fundo emocional, de acordo com pesquisador da Unicamp entrevistado pelo Palavra de Especialista desta quarta-feira (28)
O programa Palavra de Especialista desta quarta-feira (28), às 8h30, vai investigar os elos entre cérebro, coração e emoções. Como pensamentos e sentimentos se ligam ao funcionamento do coração? E como as emoções negativas podem influenciar a saúde física, ocasionando até mesmo doenças imunológicas graves e problemas cardíacos? Para falar sobre esse tema, a jornalista Daniele Lessa recebe o embriologista Romário de Araújo Mello, doutor em biologia molecular e celular pela Universidade de Campinas (Unicamp).
Romário de Araújo explica que as células do coração se comunicam diretamente com áreas do cérebro que atuam sobre a vontade e as lembranças emocionais. Dessa forma, nosso coração não atua simplesmente bombeando sangue para o corpo. Ele também interfere no cérebro e recebe estímulos de pensamentos e emoções. “Nós temos que assumir isso, entender o mecanismo de como o coração se aproxima do nosso sistema nervoso. Para o coração trabalhar de maneira harmoniosa, devemos ter hábitos saudáveis e combater o baixo astral, assumindo o compromisso de ser feliz”, aponta o embriologista. O pesquisador da Unicamp destaca ainda que quando as pessoas afastam os pensamentos de tristeza e são solidárias, o sentimento de plenitude que experimentam atua de maneira positiva no funcionamento entre o coração e o cérebro.
Os problemas cardiovasculares são a primeira causa de morte entre brasileiros. E, segundo o embriologista Romário de Araújo, quem deseja um coração forte e saudável precisa não apenas ter hábitos saudáveis, mas também se voltar para a busca de uma felicidade interior.
Apresentação: Daniele Lessa
Produção: Mônica Lion