Rádio Câmara alerta para a doença renal crônica

29/01/2014 13h04

Mal que atinge 2 milhões de pessoas no Brasil é o tema do Fator de Risco desta terça-feira (3). O programa agora é semanal

 

O Fator de Risco agora é semanal. O programa de estréia da nova fase reúne nesta terça-feira (3), às 8h30, uma verdadeira junta médica para debater os principais aspectos da doença renal crônica. O presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Jocemir Lugon; o vice-presidente da entidade, Natalino Salgado; o presidente da regional Brasília da SBN, Francisco Rocha; além do representante da Associação dos Renais de Brasília Marinho Romário Valente, explicam os cuidados que você deve ter para enfrentar um mal silencioso que compromete a qualidade de vida de 2 milhões de brasileiros.

Silencioso porque cerca de 60% dos portadores não sabem que têm a doença e, quando descobrem, acabam engrossando a fila da hemodiálise, que em 2010 deve chegar a 125 mil pessoas só no Brasil.

O programa vai informar os sintomas, a importância do diagnóstico precoce e quem deve ficar mais atento para detectar a doença nos estágios iniciais.