TV Câmara exibe documentário em festival internacional
O filme Quebra Coco, Faz a Vida mostra o trabalho de mulheres que saíram da situação de pobreza extrema depois de se unirem para dominar a produção e comercialização de coco no Maranhão
A Câmara dos Deputados está participando da 8ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica), que começou na terça-feira (6) na Cidade de Goiás, antiga capital de Goiás. O documentário Quebra Coco, Faz a Vida, da TV Câmara, será exibido às 19h deste sábado (10), numa mostra paralela.
A produção registra a história de realizações de mulheres pobres descendentes de escravos que vivem no Maranhão. Elas se organizaram e, da semi-escravidão, passaram à independência econômica. O documentário dá voz a essas mulheres, que contam como venceram as dificuldades para dominar todo o processo produtivo do babaçu, inclusive sua comercialização e exportação.
Além das produções da TV Câmara sobre meio ambiente, a Câmara dos Deputados instalou, na Cidade de Goiás, estande que mostra as campanhas realizadas pelo Núcleo de Gestão Ambiental (EcoCâmara), como a coleta seletiva de lixo, a manutenção natural dos jardins e até fotos de pássaros que vivem nos arredores do Congresso.
O Festival exibe quase 100 filmes, entre curtas, médias e longas metragens. Na edição deste ano, 347 produções de 150 países se inscreveram. Entre as nações concorrentes estão Zâmbia, Croácia, Bélgica, Venezuela, China, Indonésia, Irã, Polônia, Quênia e Israel. Os vencedores receberão R$ 240 mil em prêmios, a maior premiação da América Latina.
O festival reúne cineastas, produtores e diretores de vários países. Nesta oitava edição vão ser ministradas oficinas de fotografia, edição, interpretação, roteiro e direção, cenografia e direção de arte, além de novas tecnologias. O evento termina no domingo (11)
Antiga Vila Boa, Goiás Velho ou Cidade de Goiás fica a 140 Km de Goiânia. Para saber mais sobre o Festival basta acessar o endereço eletrônico www.fica.art.br. Já as produções da TV Câmara sobre meio ambiente podem ser consultadas no endereço www.camara.gov.br/tv.