Portal da Câmara é referência na América Latina
Consultores da OEA estiveram na Câmara dos Deputados para conhecer de perto como funciona o sistema de comunicação da Casa na internet e elogiaram a qualidade do sítio brasileiro
O Portal da Câmara dos Deputados (www.camara.gov.br) tem sido referência para outros parlamentos mundo afora. Na semana passada, consultores da Organização dos Estados Americanos (OEA) vieram conhecer de perto o funcionamento do sistema de comunicação desenvolvido aqui. Segundo eles, o Portal da Câmara é uma "referência na América Latina em termos de conteúdo, qualidade, transparência e forma de apresentação".
O intercâmbio faz parte do projeto E-Câmara, que objetiva a troca de experiências no uso de sítios de interesse público. Atualmente, a Câmara desenvolve cooperação técnica com diversos parlamentos, como, por exemplo, Uruguai, Argentina e Chile, todos apoiados pela OEA. Por conta de seu trabalho de transparência de informações institucionais, a Câmara passou a ser referência. Hoje, o Portal da Câmara tem 15.800 páginas, fora os documentos disponibilizados. Já foi premiado sete vezes, dois desses prêmios só neste ano.
O objetivo da cooperação técnica é buscar informações sobre as diferentes atividades relativas à comunicação entre o Legislativo e a sociedade, por meio do uso de novas tecnologias. "Nesse sentido, temos realizado reuniões com consultores da OEA e vamos divulgar as nossas ações de transparência e de participação popular; ou seja, mostraremos de que forma o cidadão tem acesso ao seu parlamentar e aos dados do Legislativo brasileiro", disse a coordenadora do Comitê Gestor do Portal, Cássia Botelho.
O consultor da OEA Diego Escuder, que esteve na Câmara na última quarta-feira (16), ressaltou que esse intercâmbio, iniciado em 2001, já permitiu um maior aproveitamento nas Américas de diversas idéias testadas em alguns países. Ele destacou o trabalho desenvolvido pelo Brasil. "As melhores práticas com certeza nós encontramos aqui. Muitas das idéias que o Brasil vem trabalhando nós tentamos depois levar aos outros países da OEA", informou. De acordo com Diego Escuder, nem todos os países usam a internet para que os cidadãos possam conhecer mais os seus parlamentos.
Já no Brasil, o Portal da Câmara oferece a possibilidade de acompanhamento de todas as etapas da tramitação de cada proposta em análise pelos parlamentares.
Acesso fácil
De acordo com Cássia Botelho, várias ações vem sendo adotadas para sistematizar o conteúdo e facilitar o acesso às informações. "Desde 2004 estamos acrescentando novas funcionalidades ao portal, como as páginas "Proposições mais consultadas", "Projetos de leis e outras proposições", "Busca geral" e "Fique por Dentro", com o objetivo de possibilitar um acesso mais fácil", informa.
"A nossa idéia é deixar o portal cada vez mais transparente para a sociedade, facilitando o acesso às informações desta Casa Legislativa a todas aquelas pessoas que possam acessar a internet", afirma. A adaptação das informações para portadores de deficiência por meio do projeto de acessibilidade do Portal da Câmara e o oferecimento de canais interativos com a Câmara são outras ações apontadas por Cássia que estreitam o contato entre o Parlamento e a sociedade.
O Portal disponibiliza ainda as páginas virtuais dos quatro veículos de comunicação institucional da Câmara dos Deputados: Agência, Rádio, TV e Jornal da Câmara. Eles fazem a cobertura dos principais eventos e, ao final do dia, as informações são consolidadas, de modo a permitir ao leitor a visão completa dos debates realizados. Acessam diariamente o portal 40 mil internautas.